quinta-feira, 8 de agosto de 2013

25 Municípios Cearenses estão em risco de colapso total pela falta d'água.


O cenário é de desolação. No Ceará, dos 184 Municípios, apenas Fortaleza, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Guaramiranga e Pacatuba, escaparam até agora de decretar situação de emergência devido à pior seca dos últimos 50 anos no Nordeste. Os outros 178 estão na dependência de ajuda Estadual e Federal. Ou seja, 96,7% de todo o território cearense foi afetado de forma brutal pela falta de chuvas, com decreto de situação de emergência por seca publicado no Diário Oficial do Estado - DOE.

E a situação tende a piorar, alerta a Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará - APRECE. Segundo a entidade, 25 Municípios correm o risco de colapso no abastecimento de água, até Novembro deste ano, em decorrência de açudes que estão com menos de 20% da capacidade total de armazenamento ou dos que devem atingir o 'nível morto', considerado quando a água se torna inutilizável para seres humanos e animais, e ainda devido aos poços profundos que precisam de manutenção.

No entanto, frisa a APRECE, "a burocracia atrasa a compra de máquinas para perfurar poços ou obras urgentes como a construção das chamadas adutoras de engate rápido (em cima do solo) e que podem ser feitas em até 60 dias, prejudicando o atendimento dessas populações."

Na relação desses Municípios: Acopiara, Alcântaras, Canindé, Caridade, Fortim, Irauçuba, Itatira, Nova Russas, Parambu, Pindoretama, Potengi, Quiterianópolis, Salitre, Beberibe, Milhã, Antonina do Norte, Aratuba, Caririaçu, Moraújo, Pacoti, Mulungu, Palmácia, Pacujá, Potiretama e Guaramiranga.

O Assessor Técnico de operação da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos no Ceará - COGERH, Geanni Lima, diz: "Não é bem do jeito que a APRECE afirma. Segundo ele, é verdade quanto à situação dos recursos hídricos; mas, todos os Municípios, em estado de alerta, terão ações para resolver problemas. Em Beberibe, por exemplo, já foi feita uma adutora de engate rápido, as obras em Milhã e Antonina do Norte estão em execução, e os outros também devem começar."

Do total dos Municípios, apenas em Aratuba, Caririaçu, Moraújo, Pacoti, Guaramiranga, Mulungu, Palmácia, Potiretama e Pacujá é recomendado o racionamento de água. Naqueles localizados na serra, onde a fonte principal de abastecimento é o poço, é preciso, sim, ter cuidado para que a água chegue até à próxima estação chuvosa.

No entanto, Gianni ressalta: "Mesmo com a capacidade hídrica atual em 41% nos 144 açudes monitorados pela COGERH, sendo que metade abaixo dos 30% de volume, o abastecimento de água está garantido até o próximo ano. Apenas 24 não chegarão até Fevereiro de 2014. Nossa preocupação está em Quiterianópolis, Salitre e Irauçuba, onde o abastecimento é crítico. Essas populações estão com o carro-pipa."

A Assessora Técnica da Defesa Civil do Estado, Ioneide Araújo, informa: "Dos 178 Municípios em situação de emergência, 175 é pela seca e três, Juazeiro do Norte, Barbalha e Uruburetama, por estiagem, recebem ajuda do Estado para minimizar os impactos da falta de chuvas. O Exército garante à zona rural de 105 Municípios o Programa do Carro-Pipa. Já a Defesa Civil é responsável pelo abastecimento nos outros 73, sendo que destes, 50 recebem o carro-pipa e os outros são beneficiados com ações por outras demandas. Não é verdade que a burocracia prejudica as ações urgentes. É preciso obedecer critérios, senão a gente perde o controle, mas toda a ajuda chega em tempo hábil."

Para o Assessor Técnico de Desenvolvimento Rural da APRECE, Nicolas Fabri, "é preciso melhor planejamento de trabalho em toda a rede que atua na área. A falta de agilidade em ações de emergência e em investimentos para os próximos anos é nosso maior gargalo."

0 comentários:

Postar um comentário