terça-feira, 21 de abril de 2015

Tejuçuoca é destaque por não ter nenhum registro de dengue naquele Município.

No boletim emitido pela Secretária da Saúde do Ceará - SESA, na sexta-feira (10), 22 Municípios do Ceará não apresentaram registros de casos notificados e confirmados de dengue. Destas, 17 não registravam nem índices de infestação predial pelo mosquito Aedes Aegypti. Conforme o levantamento feito por meio do boletim da SESA, Acarape, Apuiarés, Aracoiaba, Aratuba, Fortim, Guaiúba, Guaramiranga, Itatira, Madalena, Mulungu, Palmácia, Paraipaba, Pedra Branca, Redenção, São Luis do Curu, Senador Pompeu e TEJUÇUOCA não têm nenhum caso de dengue registrado este ano. Além destes Municípios, as cidades de Banabuiú, Choró, General Sampaio, Ibaretama e Milhã entram na lista, embora tenham foco do inseto transmissor em parte dos imóveis.

O segredo, apontado por alguns Gestores Municipais, está na consciência social coletiva e na ação das cadeias de saúde pública locais. Trata-se de um trabalho contínuo, realizado ao longo dos últimos anos. De um lado a população colabora, evitando a proliferação do vetor, o Aedes Aegypti, e do outro há a constante vigília das equipes de saúde. Outras ações realizadas para elevar a corresponsabilidade dos moradores são a mobilização estudantil e a utilização das redes sociais e programas de rádio. Nestes meios, o recado é direto: 'A dengue mata.'

Outras estratégias são a mobilização social e até a intervenção do Ministério Público Estadual - MPE, nos casos em que os moradores proíbem Agentes de Endemias de fazer as inspeções domiciliares. Por este motivo, 0,22% dos imóveis da cidade ainda apresentaram infestação.

0 comentários:

Postar um comentário