terça-feira, 14 de abril de 2015

Já são 48 Municípios Cearenses que estão em alerta total pelo surto de dengue.

Entre Janeiro e Fevereiro, 20 Municípios do Ceará estavam em situações de risco ou alerta para surto de dengue, levando em conta o Índice de Infestação Predial - IIP, segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti - LIRAa 2015, do Ministério da Saúde. Hoje, esse número subiu para 48, um aumento de 140%, de acordo com informações do último Boletim Epidemiológico da Secretária de Saúde do Estado - SESA.

Conforme o Ministério da Saúde, as cidades que apresentam o IIP inferior a 1% estão em condições satisfatórias, aquelas que têm números entre 1% e 3,9% estão em situação de alerta e quando o IIP é superior a 4% a situação é de risco, pois há possibilidade de surto de dengue.

Estão com maior risco de surto da doença as cidades de Baturité, Canindé, Coreaú, Hidrolândia, Tauá e Varjota. Já os Municípios de Aquiraz, Cariré, Cascavel, Caucaia, Fortaleza, Irauçuba, Juazeiro do Norte, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pires Ferreira, Reriutaba e Santa Quitéria são as cidades que, hoje, devem estar em alerta - embora ainda sem risco iminente de surto - em relação ao Aedes Aegypti. A Capital está com IIP de 1,4%, o segundo mais baixo deste grupo.

O gerente da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos da Secretária Municipal de Saúde - SMS, Nélio Morais, explicou que "o ideal era que Fortaleza estivesse abaixo do 1%, para uma situação tranqüila. Mas, nesta época do ano, os índices tendem a aumentar devido à grande quantidade de chuvas. Para diminuir esses números a SMS divide Fortaleza em 06 pontos, pois cada um apresenta dados e motivos diferentes para a proliferação do mosquito. Sabemos quais as áreas mais críticas e que tipo de depósitos o Aedes Aegypti mais usa para se reproduzir. Em 2015, os casos estão concentrados, principalmente, na Regional VI. Bairros como Messejana, Jangurussu, Barroso e Conjunto Palmeiras estão entre os mais afetados. Por conta da proximidade com a Regional V, muitos casos são registrados também nessa área. Principalmente, em bairros como José Wálter e Siqueira. Nessas áreas, estão senso realizados trabalhos especiais desde o início do ano, como operação quintal limpo e mobilização educacional."

0 comentários:

Postar um comentário