quinta-feira, 30 de abril de 2015

Prazo para quitação de eleitores irregulares termina na próxima segunda-feira (04).

Eleitores do Estado do Ceará têm até, segunda-feira (04/05), para regularizar suas certidões eleitorais. Mais de 70 mil cearenses não votaram ou não justificaram ausência das urnas nos últimos pleitos. Para não ser privado de alguns direitos, o pagamento de uma taxa de pouco mais de R$3,00 garantirá a normalidade do documento e permissão para votar.

A multa de R$3,51 abrange os votantes ausentes das 03 últimas eleições (1º e 2º turnos de 2014; e, o 2º turno de 2012). Segundo balanço do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará - TRE/CE, 70.536 cearenses estão em situação irregular com a Justiça Eleitoral. Até o último balanço divulgado na segunda-feira (27) pelo TRE, 1.471 eleitores haviam saldado a dívida.

O fim do prazo para quitação de dívida por não comparecimento às últimas eleições e as punições dessa ausência cumprem uma recomendação do Tribunal Superior Eleitoral - TSE. Mas, de acordo a Resolução 23.419, "não estarão sujeitas ao cancelamento as inscrições atribuídas a pessoas portadoras de deficiência que torne impossível ou extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais."

Quem quiser evitar o cancelamento do título de eleitor deve comparecer ao cartório mais próximo. O eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto, o título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento da multa.

O eleitor irregular terá impedimentos para retirar carteira de identidade e passaporte, obter empréstimos ou realização de inscrições, além de dificuldades para receber salários de funções estão entre as desvantagens para quem não pagar a multa.

0 comentários:

Postar um comentário