terça-feira, 14 de abril de 2015

Refinaria Premium II: Cid será ouvido e dará esclarecimentos sobre o conhecimento da não vinda da refinaria ao Estado do Ceará.

A comissão especial sobre o cancelamento da construção das refinarias Premium I e Premium II, no Maranhão e no Ceará, respectivamente, ouve, amanhã (15), o Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, sobre projetos para melhoria da qualidade de produtos, modernização e ampliação do parque de refino, bem como a implantação de novas refinarias. O convite foi feito a pedido do Deputado Chico Lopes (PCdoB/CE), que considera de grande importância a presença do titular da Pasta para prestar esclarecimentos sobre a Política Energética Nacional.

Para o Deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), Relator da matéria, "ouvir o Ministro será providencial, tendo em vista que a direção da Petrobras afirma que a desistência do projeto foi de comum acordo com Eduardo Braga. O Ministro deliberou junto com a Casa Civil e com a Presidenta Dilma Rousseff (PT)," salientou, informando que, após as oitivas, a comissão irá in loco aos Estados observar o que já havia sido preparado para a refinaria.

O primeiro Estado será o Maranhão. A comitiva desembarca na próxima sexta-feira (17), quando será realizado debate sobre o tema na Assembleia Legislativa do Estado, em São Luís/MA. À tarde, o grupo de Parlamentares segue para Bacabeira, onde visitará o local da Refinaria Premium I. A visita foi sugestão da Deputada Eliziane Gama (PPS/MA). O próximo passo é visitar o Ceará e acompanhar o investimento realizado pelo Governo.

De acordo com Raimundo Gomes de Matos, "o Ministro não respondeu aos requerimentos que já foram encaminhados pela comissão. O tucano enfatizou ainda que o Senador Tasso Jereissati (PSDB/CE) também fez questionamentos ao Ministro sobre o cancelamento dos equipamentos, mas não obteve respostas. Nós vamos ver, com a ida do Ministro, efetivamente, quais são as justificativas que Eduardo Braga vai apresentar sobre a não sinalização de continuação dos projetos."

O Parlamentar destaca, ainda, que já há requerimento na Câmara dos Deputados, para ouvir a Procuradoria do Estado do Ceará, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará. "Após ouvir as instituições, vamos ouvir os Governadores do Maranhão e do Ceará e os Ex-gestores dos Estados," informou.

Sobre a informação do Senador Eunício Oliveira de que o Ex-governador Cid Gomes já sabia, em Setembro/2014, que a Premium II não seria instalada no Estado, o Relator reverberou: "Se, em Setembro/2014, as autoridades tivessem tomado conhecimento, era para até ter condicionado o apoio à defesa de um Projeto do Ceará. Era o momento ímpar de fechar a questão de um apoio à Presidenta Dilma revendo essa posição," defendeu o tucano, pontuando que faltou a Cid atitude cível e política de não ter comentado nada para poder 'barganhar' voto nas eleições.

0 comentários:

Postar um comentário