terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Projeto Rondon: Ações de responsabilidade social são desenvolvidas em Tejuçuoca/CE.

Ações de responsabilidade social foram vivenciadas pelos universitários. "Nas últimas 02 semanas de Janeiro, estive participando de mais uma operação do Projeto Rondon, no Município de Tejuçuoca/CE. Trata-se de um projeto extensionista de integração social que objetiva, principalmente, contribuir para a formação do universitário como cidadão. Os universitários têm oportunidade de conhecer o país e fazer intervenções, consolidando sua responsabilidade social e coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais," palestrantes do Projeto Rondon, Édson Trajano.

A operação durou 02 semanas, no Município de Tejuçuoca, com uma equipe de 31 pessoas; sendo, 24 alunos, 06 professores de 03 instituições de ensino (Universidade de Taubaté, Faculdade de Direito de Santa Maria e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI), além de 01 Sargento do Exército.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

01. CULTURA: capacitação de agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem a cultura local.

02. JUSTIÇA: Capacitação de conselheiros e lideranças comunitárias, políticas de enfrentamento das situações de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes.

03. EDUCAÇÃO: Capacitação de educadores do ensino fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, relacionamento interpessoal, educação inclusiva e atendimento a portadores de necessidades educativas especiais.

04. SAÚDE: Capacitação de agentes da saúde e atividades de orientação para públicos específicos, saúde sexual e reprodutiva de adolescentes, prevenção da prostituição infantil, prevenção do uso de álcool e drogas e incentivo ao esporte e lazer.

05. COMUNICAÇÃO: Capacitação de agentes multiplicadores e Servidores Municipais na produção e difusão de material informativo para a população.

06. AMBIENTAL: Capacitação, mobilização e realização de campanhas na área de saneamento ambiental, esgotamento sanitário e educação ambiental.

07. GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA: Capacitação de produtores locais, com especial atenção a pequenos produtores, incentivo ao cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e desenvolvimento econômico sustentável.

08. TECNOLOGIA: Disseminação de soluções sustentáveis e de tecnologias sociais que melhorem a qualidade de vida das comunidades, como políticas de convivência com a seca.

A oportunidade de vivenciar essa experiência é única. A técnica acadêmica, extremamente valorizada na universidade, muitas vezes é suplantada pelos laços afetivos feitos durante a operação, pois o foco é a troca de experiências entre alunos universitários e deles com a população assistida, ultrapassando os limites dos já tradicionais trabalhos de extensão universitária.

Ao todo nesse semestre, o projeto conta com a participação de 900 rondonistas distribuídos em 45 Municípios da Região Nordeste. São localidades com grande carência, principalmente após passarem por uma das intensas secas das últimas 03 décadas. Coordenado pelo Ministério da Defesa, em parceria com as Prefeituras e as instituições de ensino superior, o Projeto Rondon já levou 16 mil universitários voluntários a cerca de 950 Municípios nos últimos 10 anos.

0 comentários:

Postar um comentário