quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Cigarro mata 66% dos fumantes.

Um amplo estudo com mais de 200 mil pessoas confirmou que 02 a cada 03 fumantes (66%) morrerão de doenças relacionadas ao cigarro, caso continuem fumando.
A pesquisa, realizada por pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália, é a primeira evidência científica independente, com uma amostra populacional tão grande, a fornecer evidências de que a taxa de mortalidade ligada ao tabagismo chega a dois terços.
"Já sabíamos que fumar é ruim, mas agora temos uma prova direta e independente que confirma as preocupantes descobertas que têm surgido internacionalmente. O estudo mostra que fumantes têm um risco 03 vezes maior de morte prematura e que eles morrerão, em média, cerca de 10 anos antes dos não-fumantes," disse a Coordenadora Emily Banks.
De acordo com os autores do trabalho, até recentemente estimava-se que metade dos fumantes morreriam por causa do cigarro, mas um estudo posterior feito com voluntários da Sociedade Americana de Câncer já indicava que a morte pelo cigarro poderia atingir 67% dos fumantes. "Nós conseguimos mostrar exatamente o mesmo resultado com uma amostra populacional muito maior", disse Banks.
A pesquisa aponta que, em comparação aos não fumantes, quem fuma 10 cigarros por dia dobra o risco de morte, enquanto quem fuma 20 cigarros por dia aumenta o risco de morte de 04 a 05 vezes.
O hábito de fumar tem cada vez menos adeptos no Brasil. Pesquisa do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE revelou, em 2014, que o índice de pessoas que consomem cigarros e outros produtos derivados do tabaco é 20,5% menor que o registrado 05 anos atrás. Do total de adultos entrevistados, 14,7% disseram que fumam atualmente. Esse índice era 18,5% em 2008, conforme a Pesquisa Especial de Tabagismo do IBGE.
Entre as recentes conquistas no Brasil destaca-se a Lei Antifumo, que torna os ambientes fechados de uso coletivo 100% livres de tabaco, protegendo a população do País do fumo passivo e contribuindo para diminuição do tabagismo entre os brasileiros

0 comentários:

Postar um comentário