terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Programa para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física - DIRPF 2015 está disponível na segunda-feira (02/03).

O programa para Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física - DIRPF 2015 estará disponível a partir de segunda-feira (02/03). O dia coincide com o início do prazo para a Declaração, que se estenderá até 30 de Abril. Nos anos anteriores, a Receita colocou os programas à disposição com alguns dias de antecedência.

Segundo Carlos Roberto Occaso, subsecretário de Arrecadação e Atendimento, não haverá prejuízo para o contribuinte, e a demora se deve ao conjunto mudanças que a Receita preparou para a declaração deste ano.


Entre as novidades está a possibilidade de salvar online os dados da declaração e recuperá-los de qualquer lugar --computador, smartphone ou tablet-- antes de enviar o documento. Os dados ficam em nuvem e são acessados apenas pelo contribuinte, por meio de uma palavra-chave.


Outra mudança é a possibilidade de uso do rascunho (ferramenta lançada em outubro do ano passado) para facilitar o preenchimento da declaração.


Por meio do rascunho, que pode ser baixado no computador ou em dispositivos móveis, o contribuinte pode organizar suas informações ao longo do ano e depois importá-las para o documento final que será enviado para a Receita.


O preenchimento do rascunho estará disponível até 28 de fevereiro, informou o Fisco. Segundo Occaso, 32 mil contribuintes baixaram a ferramenta.


Deduções
A Receita também informou que apertar a fiscalização sobre deduções de despesas com saúde. Os profissionais têm de informar, mensalmente, CPF e valor recebido de seus pacientes. A nova regra entra em vigor este ano, para que essas informações estejam em suas declarações do Imposto de Renda de 2016.


A Secretaria da Receita Federal orienta que a informação seja passada ainda neste ano (ao carnê-leão), sendo importadas para a declaração do Imposto de Renda 2016.


O profissional que não fornecer os dados estará sujeito a multa de R$ 500. Com maiores informações, a Receita espera diminuir a possibilidade de fraudes. Para Silvinei Toffanin, diretor da empresa Direto Contabilidade, a mudança é uma solução para evitar a sonegação e efetuar cruzamento de dados, implicando na diminuição da malha.


“Isso é uma forma de fazer um cruzamento de quem está declarando e quem pagou esse médico. A Receita vai resolver dois problemas de uma vez só: o dos médicos que não informam as vias e os pacientes que declaram um pagamento que nem existe”, explica.

0 comentários:

Postar um comentário