segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O brasileiro paga o carro mais caro do mundo, ou seja, paga três e leva apenas um.

O montante de impostos cobrado no Brasil por um carro importado é tão alto que o valor final do veículo acaba sendo cerca de três vezes o preço inicial. Os custos, também, são elevados para a produção nacional.

Kenneth Rapoza é um jornalista da revista americana Forbes. Foi ele o responsável por jogar um pouco mais de lenha na fogueira num assunto que mexe com muito mais do que o bolso do brasileiro. Por aqui, o carro de cada um é sinal de status. Os grandes, potentes e de marcas importadas costumam figurar entre os preferidos de quem quer mostrar que alcançou sucesso na vida. Pois foi essa sensação que Rapoza derrubou com o argumento de que os 'brazukas' estão dando valor aos carros por conta dos altos preços, mas que esses altos preços só são praticados por aqui pela elevada carga de impostos.

Pelas contas do jornalista, um Jeep Grand Cherokee que custa R$179.000,00, no Brasil, sai por R$57.000,00, nos Estados Unidos, e atinge um público bem diferente.

O Presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores  - ABEIVA, Flávio Padovan, justificou os valores com a incidência dos impostos. Padovan calcula que sobre o modelo incidem 35% de Imposto de Importação, 3% de despesas aduaneiras, 54% de ICMS e PIS/COFINS e outros 55% de Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. O resultado é que o brasileiro paga o triplo do valor que o carro deveria custar.

Para o Vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - ANFAVEA, Luíz Moan, o problema básico quando se compara os preços dos carros no Brasil e fora daqui é a taxa de câmbio. "Em 2004, um veículo era importado por US$10.000,00 com o dólar a R$3,00. Hoje, esses valores são diferentes", exemplifica. Ele, ainda, reforça o alto imposto cobrado na importação, mas lembra que o carro produzido em solo nacional ainda custa muito caro. "O Brasil, ainda, tem sérios problemas de logística e tem um custo de mão-de-obra dos mais caros do mundo", cita.

Schubert de Farias Machado, Diretor do Instituto Cearense de Estudos Tributários, diz que os preços dos carros importados são elevados porque os nacionais, também, são. "E daí precisamos colocar na conta não apenas os tributos, que são muitos e são altos, mas também os lucros das fábricas aqui no Brasil", comenta. "Já vi estudos que apontam o carro vendido no Brasil como um dos mais caros do mundo", cita.

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