terça-feira, 13 de maio de 2014
96% dos Municípios Cearenses continuam em situação de emergência devido à seca.
terça-feira, maio 13, 2014
No comments
Dos 184 Municípios Cearenses, 178 seguem em situação de emergência por causa da seca, de acordo com Decreto do Governo do Estado do Ceará de 08 de Maio. A situação de emergência foi decretada devido à irregularidade na quantidade e na distribuição temporal e espacial de chuvas, que provocou insuficiência na recarga dos mananciais, comprometendo o armazenamento de água e causando problemas no abastecimento de água para o consumo humano e animal.
O Decreto, assinado pelo Governador do Ceará, Cid Gomes, entrou em vigor em 08 de Maio e é válido por 180 dias. Apenas a Capital e os Municípios de Maracanaú, Eusébio, Horizonte e Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza - RMF, além de Juazeiro do Norte e Barbalha, na Região do Cariri, e Guaramiranga, no Maciço de Baturité, estão fora do Decreto.
Com a situação reconhecida, ações de socorro às famílias atingidas são agilizadas. Além disso, as cidades passam a contar com linhas emergenciais de crédito para amenizar as perdas econômicas nas áreas atingidas pelo período de seca, com a renegociação de dívidas agrícolas e expansão dos Programas como o Garantia-Safra, Operação Carro-Pipa e Bolsa-Estiagem. Este último, um benefício de R$80,00 mensais pagos a Agricultores Familiares durante o período de vigência da emergência.
O Governo do Estado, anunciou na sexta-feira (09), recursos da ordem de R$153,7 milhões para investimento na terceira fase de construção e instalação de Adutoras de Montagem Rápida - AMR, a fim de garantir segurança hídrica para a população cearense. Neste novo lote serão executados 417 quilômetros de adutora. De acordo com o Governo, as obras serão iniciadas ainda neste mês de Maio, com prazo de execução para cada adutora de 90 a 180 dias, contados a partir da assinatura da ordem de serviço.
A ação beneficiará os Municípios de Canindé, Caridade, Crateús, Nova Russas, Tauá, Caririaçu, Irauçuba, Alcântaras, Quiterianópolis, Potiretama e Maranguape. Além dos Municípios, serão beneficiados os distritos de Amanari, Penedo e Itapebussu, todos localizados em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza - RMF. Nesta nova fase serão beneficiados mais de 273 mil cearenses de forma direta.
0 comentários:
Postar um comentário