sexta-feira, 16 de maio de 2014
Polícia Civil do Ceará realizará concurso público para preenchimento de 763 vagas.
sexta-feira, maio 16, 2014
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O
Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Segurança Pública e
Defesa Social - SSPDS, continuando a implementação do Programa em
Defesa da Vida, realizará concurso público para a Polícia Civil, para ampliar o número de delegacias que funcionam 24 horas e de
fortalecer o trabalho da polícia judiciária.
O governador Cid Gomes autorizou,
na última sexta-feira (09), o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social,
Servilho Paiva, a adotar as medidas necessárias para a abertura de concurso
público para a contratação de 763 novos policiais civis, sendo 168 Delegados,
336 Escrivães e 259 Inspetores.
A
necessidade de ampliação do número de delegacias 24 horas e a localização dos
equipamentos que passarão a ter o horário estendido foram apontadas após
observações produzidas e consolidadas em razão da demanda criminal nas 18 Áreas
Integradas de Segurança - AIS's, comandadas por um Delegado, um oficial da
Polícia Militar e um oficial do Corpo de Bombeiros.
A
medida propiciará vários benefícios, como por exemplo, um atendimento à
população em tempo integral, mais rápido e mais próximo da realidade da respectiva
comunidade e maior eficiência e eficácia na resolução dos crimes ocorridos na
área.
A ampliação do número de delegacias 24 horas, também, possibilitará a
fixação e a potencialização do policiamento ostensivo e preventivo a cargo das
equipes da Polícia Militar, além da redução dos custos com combustível e
manutenção das viaturas, visto a conseqüente redução de deslocamento das
equipes da PM para lavratura de flagrantes em outras áreas, especialmente à
noite e nos finais de semana, quando só os polos plantonistas funcionam.
A
medida, ainda, promoverá uma maior integração entre as forças de segurança que
atuam na respectiva AIS, o conhecimento decorrente da troca continua de
informações sobre os criminosos e tipos de delitos que são praticados na área.
Uma
Portaria, do Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, indicará as
delegacias 24 horas que, inicialmente, se somarão as já existentes na Capital,
Região Metropolitana e Interior, sempre levando em conta a mancha da
criminalidade. A Portaria regulamentará, ainda, a formação em bloco dos
concursados (Delegados, Inspetores e Escrivães), visando o funcionamento
adequado das delegacias 24 horas logo após a nomeação dos aprovados, bem como
os critérios de escolha de vagas que se dará pela ordem de classificação no
curso de formação.
Uma
comissão composta por 02 representantes da SSPDS, 02 da Polícia Civil, 02 da Secretaria do Planejamento e Gestão - SEPLAG e 01 da Academia Estadual de
Segurança Público - AESP será nomeada para dar prosseguimento aos trâmites do
concurso.
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