sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Simulação do Imposto de Renda 2013.

A Receita Federal espera divulgar no início da próxima semana, provavelmente, na segunda-feira (18), a instrução normativa referente à entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. Segundo o Supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, não haverá grandes alterações nos procedimentos este ano. Para o Contribuinte que pretende fazer simulações sobre os valores dos rendimentos tributáveis e deduções, a Receita já disponibiliza ferramenta online.

Para os contribuintes que esperam receber a restituição nos primeiros lotes, é importante enviar as informações na abertura do prazo, que começa no dia 1º de Março e vai até 30 de Abril. Têm prioridade na restituição os Contribuintes com mais de 60 anos, beneficiados com o Estatuto do Idoso.

As fontes pagadoras são obrigadas a enviar à Receita Federal o valor do Imposto de Renda Retido na Fonte - IRRF, dos rendimentos pago ou creditados em 2012 para seus beneficiários até o dia 28 de Fevereiro. As informações serão cruzadas com a Declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas - DIRPF. Também, nesta data, os empregados devem receber o documento com os rendimentos para que possam preencher a Declaração. Segundo Joaquim Adir, caso o empregado não receba o documento, deve procurar o setor responsável na empresa em que trabalha.

Para saber se deve optar pela Declaração Simplificada ou pela Completa, o Contribuinte deve preencher o Programa Gerador da Declaração, aconselha o Supervisor Nacional do Imposto de Renda. "Depois, o próprio Programa informa a ele o valor do imposto se ele optar pelo desconto simplificado ou não (Declaração Completa)", destacou.

Adir explicou, também, que o desconto simplificado substitui as deduções, como educação e saúde, por exemplo, e o Contribuinte fica dispensado de apresentar os documentos que comprovem esses gastos. Um projeto da Receita Federal pretende eliminar a Declaração nesses casos até o ano que vem.

Para quem resolver fazer a Declaração Completa, Joaquim Adir aconselha a separar todos os recibos médicos, despesas com educação e dados de todos os dependentes, inclusive, os do cônjuge.

0 comentários:

Postar um comentário