segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Prefeito Edilardo Eufrásio apóia a ADEL na formação do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural - PEJR, no Vale do Curú.

Na última sexta-feira (07), aconteceu em Apuiarés/CE, a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão da formação do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural - PEJR, realizado pela Agência de Desenvolvimento Local - ADEL, em parceria com o Instituto Souza Cruz.

Esta foi a 2ª Turma do Programa, no Ceará, a concluir a formação. Composta por 30 jovens (15 meninas e 15 meninos), de quatro Municípios do Vale do Curú (Apuiarés, Pentecoste, General Sampaio e Tejuçuoca) e Aracatiaçú.

Ao longo de um ano de formação no PEJR, e no decorrer das 15 Seqüências de alternância, cada jovem elaborou um Projeto de vida para construir, de forma qualificada e sustentável, uma proposta de negócio rural para gerar oportunidades e renda no campo, para a família e a comunidade.

Os Projetos desenvolvidos pela 2ª Turma apresentaram, como diferencial, o desejo de implantar Projetos Agríclos e Não-agrícolas. Raimundo Jéfferson, residente na Comunidade de Providência, é um dos jovens que pretende desenvolver um Projeto Não-agrícola, na Comunidade. "Meu desejo é implantar a Panificadora Provipan, oferecer um serviço de qualidade e quem sabe trazer meus pais para trabalhar comigo. Através do PEJR, eu aprendi a valorizar, ainda mais, o local onde moro; e, penso que através do meu empreendimento, vou contribuir com o desenvolvimento da minha Comunidade. Gerar renda suficiente para minha família e, quem sabe, trazer meus pais que moram em Fortaleza (para trabalhar comigo); por não ter trabalho em Providência", enfatiza Jéfferson.

A maioria dos Projetos expressam a vontade inovadora e política dos jovens em apostarem numa atividade geradora de trabalho e renda, que lhes garantam autonomia na Unidade Familiar e contribua para sua permanência no campo com qualidade de vida e benefícios para si e para a Comunidade.
Segundo a Educadora, Aurigele Alves, o PEJR através da metodologia e da proposta pedagógica permite ao longo da formação muitas transformações na vida dos jovens. "Ao longo de um ano vi o crescimento de cada um deles, e na última Seqüência pude ouvir os depoimentos e perceber o desejo de cada jovem de construir um meio rural com melhores condições de vida. Para nós educadores é muito gratificante chegar ao fim de uma formação com uma Turma preparada e convicta do que construíram neste ano", afirma ela.

Além do Instituto Souza Cruz, a ADEL contou com o apoio dos Prefeitos Municipais de Apuiarés (Roberto Sávio), General Sampaio (Eliene Brasileiro) e Tejuçuoca (Edilardo Eufrásio) para executar o Programa. A 1ª Turma do PEJR, no Ceará, concluiu a formação em Julho de 2011. A maioria dos jovens formados estão com seus empreendimentos consolidados e/ou atuando como Agentes de Desenvolvimento Rural - ADR no Médio Curú.

0 comentários:

Postar um comentário