terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sertanejo luta pela sobrevivência.

Com o objetivo de atender às vítimas da seca do Interior do Ceará, o Governo do Estado negociou a liberação de recursos, junto ao Banco do Brasil e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, para um aumento no número de carros-pipa que vão levar água até a população; e, também, a disponibilização de mais 32 mil toneladas de milho para a alimentação dos animais. As ações foram encaminhadas, ontem (10), durante a reunião do Comitê Estadual de Combate à Seca com Cid Gomes.

O Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nélson Martins, comentou que o maior problema encontrado pelo órgão no combate à seca é relacionado, exatamente, ao milho e carros-pipa. "Trouxemos essas questões para o Governador, pois é ele que poderá buscar os recursos necessários", disse.

Segundo Martins, a quantidade de milho que chega hoje ao Ceará é insuficiente para atender à demanda. Mesmo sabendo que, nesta semana, devem chegar aos armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB as quatro mil toneladas de milho contratados pelo Governo; e, ainda, nesse mês devem chegar outras oito toneladas. Além disso, a expectativa é de que em Janeiro o órgão receba as 32 mil toneladas enviadas pelo MAPA.

Dessa forma, explicou o Secretário, cada um dos oito armazéns da CONAB, em Sobral, Maracanaú, Crateús, Icó, Iguatu, Russas, Juazeiro do Norte e Senador Pompeu, terão armazenadas 500 toneladas do alimento.

Ele ressaltou que vai pedir a Cid Gomes que negocie, também, a realização de um leilão, que já deveria ter sido realizado, de 31 mil toneladas de milho para os produtores cearenses. "Estamos fazendo todo esse trabalho para que os agricultores atingidos pela seca deste ano possam se sustentar até o mês de Fevereiro, época em que deve começar a chover aqui no Estado", afirmou Martins.

Para o Titular da SDA, os trabalhadores deverão ter o seu milho plantado até Maio. Mas, antes disso, em Março, eles já poderão utilizar a forragem para alimentar o rebanho. "É importante termos uma grande quantidade de milho para que possamos suprir as necessidades até Fevereiro".

Em relação aos carros-pipa, Martins, declarou que o Exército está utilizando esse serviço para levar água a 100 Municípios cearenses e a Defesa Civil do Estado faz esse trabalho em 30 cidades. "A demanda é maior do que atendemos hoje. Por isso, pretendemos aumentar para 80 o número de Municípios atendidos pela Defesa Civil", frisou.

Ele acrescentou que devido ao grande número de Cidades que necessitam de água o Governo do Estado está encontrando dificuldades até na contratação de carros-pipa. Hoje, são 500 veículos trabalhando dessa forma, e a expectativa é de que esse número suba para mil.

Martins chamou atenção para o fato de que em alguns Municípios a população tem dificuldade em conseguir água potável, conforme noticiou, no último domingo (09), o Diário do Nordeste, na Edição Especial do Caderno Regional, Estiagem no Ceará II. "Vamos em busca de recursos para a construção de cisternas", concluiu.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, a parte estruturante do trabalho realizado pelo órgão está muito bem. "O Bolsa Safra e o Bolsa Família foram de grande ajuda aos agricultores".

Na reunião, Cid garantiu que vai se reunir com a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para negociar mais recursos para o Ceará investir em obras estruturantes para a convivência com a estiagem. Também, espera investir a verba na perfuração de poços profundos, na construção de barragens e açudes nos Municípios com menores índices de abastecimento d'água e para a construção de equipamentos como cisternas e projetos de abastecimento d'água.

0 comentários:

Postar um comentário