quarta-feira, 25 de julho de 2012

Treinamento do TRE para as Eleições 2012

O Tribunal Regional Eleitoral - TRE está realizando treinamento à distância com funcionários dos cartórios eleitorais sobre todos os sistemas a serem introduzidos na urna eletrônica para as Eleições 2012. Na primeira quinzena de Agosto, em Fortaleza, será realizado treinamento presencial com esse objetivo.

Os principais sistemas da urna eletrônica dizem respeito ao processo de votação e totalização dos votos. A carga das urnas, introdução dos sistemas e a posição de segurança somente acontecerão em Setembro. Todas as etapas do planejamento das Eleições 2012, no Ceará, estão acontecendo sem problemas, informa a Coordenadora de Eleições do TRE, Édna Sabóia. Recentemente, começaram a ser distribuídas as urnas a serem utilizadas no treinamento dos mesários. Cada Cartório Eleitoral está recebendo cinco urnas para essa atividade.

Embora, o Tribunal Superior Eleitoral - TSE não tenha divulgado, ainda, a quantidade exata de eleitores aptos a votar no próximo pleito, como as alterações a serem feitas são muito pequenas, a Coordenadoria de Eleições já definiu a quantidade de sessões e locais de votação.

Em todo o Estado do Ceará, deverão funcionar 21.946 sessões eleitorais, sendo 4.306 na Capital e 17.740 no Interior. Em Fortaleza, as sessões serão instaladas em 608 locais diferentes e, no Interior, estarão distribuídas em 6.755 locais.

A quantidade de sessões agregadas, ainda, não está definida. A agregação de sessões acontece quando duas ou mais sessões, com pequeno número de eleitores, funcionam no mesmo espaço, utilizando uma única urna eletrônica e sendo os trabalhos conduzidos pela mesma mesa receptora de votos.

A Coordenadoria de Eleições do TRE trabalha com a possibilidade de 19.700 mesas receptoras de votos em todo o Estado. Para as Eleições 2012, serão disponibilizadas 22.500 urnas eletrônicas, sendo que 2.800 ficarão como reserva.

0 comentários:

Postar um comentário