quinta-feira, 19 de julho de 2012

11 Vereadores, em Tejuçuoca.

Nas Eleições 2012, Tejuçuoca terá um acréscimo de dois vereadores, na composição da Câmara Legislativa Municipal, dessa forma o Coeficiente Eleitoral vai ser menor. Agora entenda como se dará isso.

QUOCIENTE ELEITORAL. O Quociente Eleitoral ou Coeficiente Eleitoral é, em conjunto com o Quociente Partidário e a distribuição das sobras, o método pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições proporcionais brasileiras, ou seja, cargos de Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital e Vereador.

Determina-se o Quociente Eleitoral dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior
Determina-se  o Quociente Partidário para cada Partido ou Coligação. O Quociente Partidário, dividindo-se pelo Quociente Eleitoral do número de votos válidos dados sob a mesma legenda ou coligação de legendas, desprezada a fração.

Portanto, se chamarmos o Quociente Eleitoral (Qe) e Quociente Partidário (Qp), teremos:

Q_e = \frac{Numero\ de\ votos\ validos}{Cadeiras\ a\ serem\ preenchidas}
e
Q_p = \frac{Numero\ de\ votos\ do\ Partido}{Q_e}

O número de cadeiras obtidas por cada Partido corresponde a parte inteira do Quociente Partidário. Caso a soma das cadeiras obtidas pelos partidos não seja igual ao total de cadeiras, as cadeiras restantes são divididas de acordo com o sistema de médias, também, conhecido como distribuição das sobras.

Traçando como exemplo as Eleições 2008, o número de eleitores, em Tejuçuoca, foi de 12.689 eleitores; sendo que, 10.778 foram votos válidos, dessa forma em torno de 85% dos eleitores tiveram votos válidos.

Nas Eleições 2012, cerca de 14.334 eleitores estão cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral - TSE e, utilizando-se da mesma proporção, teremos em torno de 12.185 votos válidos. Fazendo o cálculo anterior, teremos como Quociente Eleitoral (Qe):

Qe = 12.185/11 = 1.107 votos.

0 comentários:

Postar um comentário