segunda-feira, 9 de março de 2015

Meninas de 09 a 11 anos podem vacinar-se contra HPV pelo Sistema Único de Saúde.

O Sistema Único de Saúde - SUS está ofertando, para meninas de 09 a 11 anos, desde o início de Março, vacinas contra o Papiloma Vírus Humano - HPV, utilizada na prevenção do câncer do colo do útero, o 3º tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.

A expectativa do Ministério da Saúde é de vacinar 4,94 milhões de meninas - 80% do público-alvo - em 2015, nas 36 mil salas de imunização espalhadas pelo País. A novidade é que, além delas, também serão incluídas 33,5 mil mulheres de 09 a 26 anos com HIV, parte da população que tem 05 vezes mais chances de desenvolver a doença.

O Ministério da Saúde recomenda que Municípios levem a vacinação às escolas públicas e privadas e que seja firmada uma verdadeira parceria com os pais ou responsáveis das meninas contra a doença.

"A vacina é extremamente segura, uma proteção para a vida. Além de proteger a menina, os estudos mostram que a comunidade também fica protegida. Por isso, devemos alertar os pais e responsáveis sobre a importância da vacina. A parceria com as escolas é fundamental nesse esforço do Ministério da Saúde", disse o Ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O Ministro, também, alertou sobre a importância de tomar todas as doses da vacina para reduzir a taxa de mortalidade. "Com isso, poderemos ter a 1ª geração de mulheres livre da doença. Para isso é importante que as meninas completem o esquema vacinal, tomando as 03 doses da vacina, conforme o calendário preconizado pelo Ministério da Saúde."

0 comentários:

Postar um comentário