quinta-feira, 26 de março de 2015

DENATRAN adia por mais 90 dias a obrigatoriedade do uso dos extintores ABC.

Os motoristas cearenses terão mais um prazo para providenciar a substituição dos extintores de incêndio automotivo com carga de pó B pelos do modelo ABC. O Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN adiou, na última quarta-feira (25), a obrigatoriedade do novo equipamento por mais 90 dias.

A mudança do prazo foi solicitada pelo Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que alegou que o novos extintores ainda estão em falta no comércio. Inicialmente, a troca, estipulada pela Resolução 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, estava prevista para ocorrer a partir do dia 1º de Janeiro deste ano. Devido a falta do equipamentos em várias regiões do país, o prazo foi ampliado.

A Resolução 516/2015 estabeleceu então o dia 1º de Abril como data limite para adequação dos motoristas à Norma. Agora, com nova alteração concedida pelo DENATRAN, a data prevista para início da fiscalização passou a ser 1º de Julho.

O Código de Trânsito Brasileiro - CTB determina que os extintores de incêndio são equipamentos de uso obrigatório nos veículos automotores, elétricos, reboque e semi-reboque. Conforme o CTB, conduzir veículo sem equipamento obrigatório ou com o mesmo ineficiente ou inoperante é considerado infração grave. A infração acarreta multa de R$127,69 e 05 pontos na Carteira Nacional de Habilitação - CNH.

0 comentários:

Postar um comentário