segunda-feira, 9 de março de 2015

Deputado Danilo Forte diz que Cid Gomes é autoritário, prepotente e arrogante.

Pedido de desculpas não vai amenizar os estragos provocados pela declaração do Ministro da Educação, Cid Gomes, "ao afirmar que existem 300 ou 400 Deputados achacadores na Câmara Federal." É a opinião do Deputado Federal Danilo Forte (PMDB). O Parlamentar criticou a postura de Cid Gomes, avaliando que a decisão ideal seria entregar o cargo de Ministro.

Já foi anunciada a ida de Cid Gomes ao plenário da Câmara Federal, na próxima quarta-feira (11), para explicar a declaração. Para Danilo Forte, "mesmo que Cid Gomes venha a pedir desculpa aos Parlamentares, a Câmara abrirá um processo administrativo pela necessidade que há de se respeitar a Casa e pela preservação da harmonia entre os poderes. O que ele (Cid Gomes) fez foi uma agressão ao Poder Legislativo; e, acho que ele não tem nem o que se desculpar, porque é da essência dele. Foi a característica que ele usou, inclusive, quando governou o Ceará e mandou bater nos Professores na Assembleia Legislativa. 'Deseducação' e 'erro muito grande' a declaração do Ministro, principalmente em um momento em que o País precisa de diálogo e de harmonizar as relações entre os poderes. Acho que ficou muito difícil para ele continuar como Ministro da Educação, porque a tarefa dele principal é formar cidadania, e se ele está deseducando no lugar de educar na política e na democracia, imagine na sala de aula", argumentou.

Além disso, o Deputado aponta falhas na administração de Cid Gomes desde que assumiu o Ministério da Educação, como a suspensão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC e o atraso no Programa de Financiamento Estudantil - FIES, que vem prejudicando milhares de universitários do País. "Tudo isso é fruto da forma relaxada, da forma descompromissada com que o Ministro Cid Gomes está administrando o Ministério da Educação", lamentou, alegando que o Brasil não tem condição de continuar com um Ministro 'autoritário, prepotente e arrogante'.

O Deputado falou, também, sobre a sessão especial na Assembleia Legislativa que tratou sobre a reforma Política. Para Danilo Forte, "esse é o momento certo para se estabelecer novas regras, destacando que há um compromisso dos Presidentes do Senado e da Câmara, Senador Renan Calheiros (PMDB) e Deputado Eduardo Cunha (PMDB), em votar ainda nesse semestre a reforma política, para que as leis já estejam valendo na próxima eleição, que ocorrerá em 2016. O debate foi bem proveitoso, contando com a participação de 34 Deputados, Vereadores, Deputados Federais e Prefeitos. Há um desejo claro por mudanças, principalmente da sociedade, que demonstra preocupação com os rumos da política. A mobilização popular é fundamental para que a gente possa avançar com transparência na construção de um novo cenário político para o Brasil", defendeu.

0 comentários:

Postar um comentário