quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pecuária Cearense terá mais 30 mil toneladas de milho para o rebanho em Novembro.

O Ceará está dependendo de uma nova doação de milho do Governo Federal para poder alimentar o rebanho em Novembro. Compromisso nesse sentido foi anunciado pela Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que comunicou a destinação de mais 30 mil toneladas do produto para o Estado.

A quantidade corresponde ao atendimento mensal da demanda por ração animal. O estoque atual garante a oferta até o final deste mês, referente à conclusão da distribuição da última doação, que também foi de 30 mil toneladas.

A informação foi dada, ontem (15), pelo Titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA, Nélson Martins. "Todos os esforços serão empreendidos, agora, para viabilizar a destinação e distribuição, sem prejuízos para os criadores no próximo mês. Como da vez anterior, o milho deverá chegar por navio, desembarcado no Porto do Pecém. Em seguida, o Estado, também, repetirá a logística para distribuição no Interior."

Nélson reconheceu que o limite de estoques causa apreensão entre os produtores, uma vez que tem aumentando a dependência pelo milho, à medida que a forragem, produzida pela fraca quadra chuvosa, vem acabando. Com a seca registrada de 2012 a este ano, houve uma mortandade de cerca de 100 mil bovinos, o que corresponde a uma redução de 3,5% do rebanho em todo o Estado.

O número de animais mortos foi baseado a partir da avaliação de bovinos vacinados contra a febre aftosa, nos dados de maio deste ano e comparando com os números de Maio/2012. "É uma quantidade relevante, mas não alarmante. Apesar de um índice pequeno, houve uma redução na produção leiteira, e em torno de 40%. Agora, o nosso desafio é retomar o Programa do Leite, incentivando, dentre outras medidas, o cultivo de forragem", afirmou o Secretário.

Martins salientou que todo o empenho nesse momento é para que não falte milho para o rebanho. Ele explicou que a doação faz parte das medidas de apoio do Governo Federal para auxiliar os Municípios amparados pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE afetados pela estiagem. O produto vem sendo adquirido para formação de estoque no Nordeste, além de parte dos Municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo, que também foram atingidos pela seca.

Atualmente, o Ceará conta com 10 mil toneladas de milho estocadas pela Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB. Além disso, estão asseguradas, por edital de licitação, para aquisição de 6.300 toneladas do produto pela CONAB. A companhia garantiu mais 10 mil, em Novembro; e, 10 mil em Dezembro. A SDA, também, pretende vender 1.200 toneladas, resultantes da última doação, em que os produtores receberam o boleto para receber o milho, mas não se realizou o pagamento.

Maiores informações:
Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA.
Av. Bezerra de Menezes, 1820. São Gerardo.
Fortaleza/CE - Fone: (85)3101.8002

0 comentários:

Postar um comentário