quarta-feira, 9 de julho de 2014

Será implantando aterro sanitário e usina de processamento de resíduos sólidos para beneficiar os Municípios do Vale do Curu.


A Prefeitura de Itapagé promoveu, na manhã da última sexta-feira (04), no auditório da Empresa de Assistência Técnica Rural do Ceará - EMATERCE, mais uma reunião para discutir com os representantes dos Municípios de Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Pentecoste, São Luís do Curu, TEJUÇUOCA, Umirim e Uruburetama a IMPLANTAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO E USINA DE PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, em sistema de consórcio.

O Prefeito de Itapagé, Ciro Braga, reiterou que o Projeto de Implantação do Aterro Sanitário e da Usina é uma necessidade premente e o projeto executivo está sendo elaborado. Tão logo o Projeto seja aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente será iniciada a fase de captação de recursos junto ao Governo do Estado e à União e em seguida se iniciará a implantação dos 02 equipamentos.

A 'usina verde' poderá gerar até cento e cinqüenta empregos diretos e, a partir do beneficiamento de cento e cinqüenta toneladas de lixo diariamente, poderá gerar bioenergia capaz de torná-la auto-suficiente e produzir excedente que poderá ser absolvido pela rede de distribuição da empresa concessionária de energia do estado. Além de Itapajé, a cidade de Pentecoste deverá ser contemplada com uma coletora de resíduos. Cerca de 85% do lixo depositado em lixões a céu aberto é reciclável. Os demais 15% precisam ter a destinação adequada em aterros sanitários.

A fim de atender a um dos maiores desafios em termos ambientais no Brasil, a Presidenta Dilma Rousseff sancionou, em 2013, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que visa reduzir a poluição e a degradação ambiental. A lei introduziu no ordenamento jurídico a responsabilidade compartilhada, envolvendo sociedade, empresas, Prefeituras e Governos estaduais e federal na gestão dos resíduos sólidos. Estabeleceu, ainda, que as pessoas físicas geradoras de resíduos domiciliares devem acondicionar de forma adequada o lixo para o recolhimento do mesmo.

A partir de 04 de Agosto, não será permitido descartar lixo em vazadouros a céu aberto — os lixões. Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, material reciclável deve ser coletado separadamente, e o que não tiver aproveitamento deve ser levado a aterros sanitários. Apesar da proximidade do prazo, grande parte dos Municípios não elaborou o seu Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, com soluções ambiental e socialmente adequadas para o problema do lixo. Conforme levantamento da Confederação Nacional dos Municípios - CNM, apenas 9% dos Municípios haviam elaborado o plano até 2012, quando venceu o prazo dado pela lei para essa etapa.

0 comentários:

Postar um comentário