quarta-feira, 30 de julho de 2014

Aumento na conta de energia elétrica.

O Governo Federal tem tomado uma série de medidas visando a socorrer as empresas do setor elétrico, mas isso deverá resultar em um aumento no custo da energia para os consumidores da ordem de 8%, nos próximos 02 anos, que deverá acontecer já a partir de 2015. Segundo o Diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, Romeu Rufino, "esse é o tamanho do repasse que será feito aos consumidores para cobrir os empréstimos bancários disponibilizados ao setor, que por ora devem somar R$17,7 bilhões. Isoladamente, o impacto dos empréstimos não representa o aumento real que será percebido nas contas de luz. O reajuste das tarifas nunca é, exclusivamente, ligado ao valor do empréstimo. É um conjunto de fatores que são analisados pela Agência. O empréstimo vai impactar a tarifa. Agora, o tamanho do reajuste tarifário vai depender de outros fatores, não é só esse item que é levado em consideração," asseverou.
Uma série de pontos é levada em consideração pela Agência, na hora de reajustar o preço da energia elétrica, dentre eles a inflação, o próprio custo da energia no ano que vem, o volume de investimentos feitos pelas empresas. Isso significa que o aumento pode ser ainda maior ou menor, caso o Governo consiga, de fato, fazer baixar o preço da energia ao retomar concessões de geração elétrica, que vencem no próximo ano.
Romeu Rufino advertiu que: "Ainda não é possível saber se o preço menor da energia que retornará ao Governo, por meio da devolução das concessões, anulará o tamanho do aumento previsto para os consumidores. É difícil fazer projeção. Cada empresa vai receber determinado volume de cotas dessa reversão. Aí ela vai tirar uma parte da energia que está contratada e trocar por uma energia mais barata. Sabemos que vai ser bastante impactante, mas não fizemos nenhuma projeção," completou.

0 comentários:

Postar um comentário