quarta-feira, 27 de março de 2013

Prefeito de Tejuçuoca, Valmar Bernardo, participa de Encontro realizado pela APRECE.

Em entrevista ao Jornal Integração, dessa terça-feira (26), o Prefeito de Tejuçuoca, Valmar Bernardo, informou sua participação do Encontro promovido pela Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará – APRECE que tratou da problemática que os efeitos da seca têm assolado o Interior Cearense. A Reunião deu-se na sede da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH.

No Encontro os Prefeitos definiram, como pauta principal, as ações a serem encaminhadas ao Governador Cid Gomes e à Presidenta Dilma Rousseff. Dentre as prioridades podem ser destacadas as medidas necessárias para suprir a deficiência na distribuição do milho pela Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, pelo qual tenta salvar o restante do rebanho cearense. É válido salientar que, apesar de existir milho disponível e já com o aval do Governo Federal para o abastecimento do Estado do Ceará, os grãos ainda não chegaram em quantidade suficiente aos agricultores e criadores cearenses devido à burocracia e falta de transportes para escoamento.

O Senador Inácio Arruda informou que solicitará à Presidente Dilma a 'retirada de todos os carimbos' para o transporte, eficiente e rápido, do milho. A proposta do Senador é suprimir de forma emergencial as barreiras tarifárias e sanitárias para que o milho chegue, mais rapidamente, ao Estado do Ceará. Outra proposta que Arruda deverá apresentar é o de elevar o frete do milho com o intuito de tornar o serviço mais atraente.

Outra demanda dos Prefeitos é que o Governo Federal autorize a realização de convênios para obras e ações contra os efeitos da seca, diretamente com as Prefeituras. A medida, na avaliação dos Prefeitos, agilizaria o combate à seca. Uma vez que, atualmente, a União celebra convênios com os Estados; que por sua vez, repassa aos Municípios. Por exemplo, contratos para a perfuração e manutenção de poços profundos e concentração de recursos para carros-pipa; pois, nem todos os Municípios têm acesso a esses benefícios devido à morosidade.

Portanto, para tratar dessas e outras questões, foi formada uma Comissão composta de 10 Prefeitos para, em audiência com Cid Gomes, expor as necessidades e insatisfações dos Municípios. Dentre eles, Valmar Bernardo representará o Vale do Curú.

Referente ao Município de Tejuçuoca, Valmar Bernardo informou que reivindicará ao Governo Cid Gomes o início das obras de abastecimento d'água que já estão previstas para a cidade.

0 comentários:

Postar um comentário