quinta-feira, 28 de março de 2013

Desburocratização para construção de cisternas e adutoras no Estado do Ceará.

A segurança hídrica dos Municípios Cearenses está cada vez mais ameaçada. Prefeitos cobram ações mais rápidas dos Governos Federal e Estadual. Pressionado com o risco de colapso em diversas cidades do Estado, o Governador Cid Gomes disse, nesta terça-feira (26), que vai propor a Dilma Rousseff, durante Encontro dos Governadores Nordestinos com a Presidenta, no próximo dia 02 de Abril, a idéia de desburocratizar a construção de cisternas e adutoras nas regiões mais castigadas pela seca.

"Vou propor que a gente faça uma coisa que já fiz, dois anos atrás, quando tivemos na iminência de um colapso na sede do Município de Forquilha/CE. Precisava fazer uma adutora de 10km. Eu fui, pessoalmente, lá na Câmara de Vereadores de Forquilha anunciando previamente. Avisamos todas as construtoras, fizemos licitação de forma expressa, o leilão reverso. Está aqui o Projeto, o preço é esse, quem garante fazer por menos", afirmou o Governador.

Cid admite não ser fácil conseguir que a sua proposta seja aceita porque se trata de recurso federal. "Vamos propor isso, como tem recurso federal tem que ter o aceite do Tribunal de Contas da União - TCU, da Controladoria Geral da União - CGU e que o Ministério Público não crie problema. Não é uma coisa tão simples, mas vamos tentar", contou o Gestor.

Segundo Cid Gomes, a prioridade serão os Municípios ameaçados de colapso. "Estamos vendo a construção de adutoras emergenciais que é o caso de Crateús, Tauá e Quiterianópolis com prazos diferenciados e implantação de adutoras com material mais fácil de utilização, que permita engate rápido para que em 60 dias possam estar instaladas com bombas para levar água para esses Municípios", resumiu o Governador.

0 comentários:

Postar um comentário