terça-feira, 26 de março de 2013

Estado do Ceará terá testes rápidos de HIV.

Municípios Cearenses que já aderiram à mobilização nacional para a triagem de sífilis e diagnóstico de HIV - Fortaleza, Aracati, Crateús, Crato, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maracanaú e Russas - darão mais um passo para tratar, precocemente, essas doenças. Na semana que antecede o Dia Mundial da Saúde, 07 de Abril, eles passarão a disponibilizar à população interessada testes rápidos para detectar a sífilis e a Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida - AIDS.

Hoje, no Ceará, em cerca de 50% dos registros da AIDS, o diagnóstico é feito tardiamente, alerta a Enfermeira Telma Martins, Supervisora do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravo da Secretaria da Saúde do Estado - SESA. "O medo, a desinformação ou mesmo porque não se teve acesso aos serviços de saúde para detectar a doença são fatores que retardam o diagnóstico, o que traz graves prejuízos ao tratamento da AIDS, por exemplo", informou Telma Martins, acrescentando que o quadro se repete em outros locais do País.

Segundo ela, a distribuição do teste rápido para AIDS e sífilis dá prosseguimento à Campana Fique Sabendo, que busca a prevenção e o tratamento precoce da AIDS e da sífilis. Na Capital, a SESA distribuirá 13 mil testes de HIV e 10,5 mil de sífilis e realizará testes rápidos no dia 1º de Abril, das 8h00min às 16h00min, no Centro de Saúde Meireles, Avenida Antônio Justa, 3113. Meireles. Fortaleza/CE.

Os kit's para a realização do teste rápido de HIV são fornecidos pelo Ministério da Saúde, que envia, em média, 22 mil testes por mês para o Ceará. Nos procedimentos de rotina, o teste rápido é realizado em gestantes na primeira consulta de pré-natal nas unidades de atenção básica. Também é oferecido teste rápido nas unidades básicas à população indígena e populações flutuantes (caminhoneiros, artistas de circo, ciganos).

O teste é feito a partir da coleta de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem, e o resultado sai em 20 minutos. Se a resposta for negativa, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é realizado outro teste para confirmação. Já o teste de triagem de sífilis dá o resultado em até 15 minutos.

A confirmação do teste rápido tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. A SESA alerta que o teste de AIDS é aconselhável para quem tenha vivenciado uma situação de risco, como por exemplo, ter feito sexo desprotegido.

Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Em virtude disso, é recomendável fazer o exame após esse período.

Em 2009, o Ceará foi o primeiro Estado Brasileiro a garantir para todas as gestantes dos 184 Municípios, dois testes de HIV, com o objetivo de reduzir a transmissão de AIDS da mãe para o bebê e, assim, diminuir a mortalidade infantil no Estado. Até o ano passado, foi feito um total de 153.399 exames em gestantes, no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado - LACEN, unidade da rede SESA. Para garantir a realização dos dois testes, R$1.584.200,00 são investidos todo ano em recursos do Tesouro do Estado, na aquisição de insumos para realização dos exames.

0 comentários:

Postar um comentário