segunda-feira, 27 de agosto de 2012

INSS começou a pagar o Décimo Terceiro.

Começou, hoje (27), o pagamento da metade do 13º Salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Os beneficiários receberão a quantia junto com a Folha de Pagamento de Agosto, entre os dias 27 de Agosto e 10 de Setembro. O INSS inicia os depósitos da Folha de Agosto para os segurados que recebem até um Salário Mínimo e tem cartão com final 1 (desconsiderando-se o dígito). O pagamento para quem ganha acima do Mínimo começa no dia 03 de Setembro. De acordo com o Ministério da Previdência, os depósitos serão interrompidos no dia 07 de Setembro devido ao feriado de Independência. Os segurados que possuem cartão com final 5 e 0 terão seus benefícios depositados no dia 10.

De acordo com a Previdência Social, serão contemplados com a atencipação 25,6 milhões de benefícios em todo o Brasil. Não haverá desconto de Imposto de Renda - IR, nesta primeira parcela. De acordo com a Legislação, o IR sobre o 13º Salário só é cobrado em Dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação.

O extrato mensal de pagamento estará disponível para consultas na página do Ministério da Previdência Social desde, hoje (27). Qualquer dúvida em relação às datas de pagamento pode ser esclarecida por meio da Central 135, segundo indica a Previdência. A primeira parcela do abono, de 50% do valor do 13º Salário, representa uma injeção extra na economia de R$11,2 bilhões, nos meses de Agosto e Setembro, além dos cerca de R$23,8 bilhões do benefício mensal, diz o Governo.

Os aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício, mas há exceções. A Previdência explica que, para aqueles que passaram a receber o benefício depois de Janeiro, o valor será calculado proporcionalmente. Para os segurados que estão em Auxílio-doença, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. "Por exemplo, um benefício iniciado em Janeiro e ainda em vigor em Agosto terá o 13º Salário calculado sobre oito meses. O segurado receberá, portanto, metade deste valor. Em Dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício", explica o Governo.

Por lei, não têm direito ao 13º Salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

0 comentários:

Postar um comentário