terça-feira, 21 de agosto de 2012

CAMPANHA VOTO LIMPO vai ao ar nesta terça-feira (21) no rádio e na televisão.


Com o mote "VALORIZE SEU VOTO, VOTE PELA SUA CIDADE, VOTE LIMPO", o Tribunal Superior Eleitoral - TSE dá início, nesta terça-feira (21), à Campanha Voto Limpo, que será veiculada no rádio e na televisão. A iniciativa busca incentivar a participação dos eleitores no pleito de Outubro, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA LIBERDADE DE ESCOLHA DO ELEITOR PARA VOTAR EM CANDIDATOS FICHA LIMPA.

A Campanha é composta por cinco filmetes e cinco spots de rádio, de 30 segundos cada, cujas mensagens destacam a validade da Lei Complementar nº 135/10, a chamada Lei da Ficha Limpa, para as Eleições Municipais 2012. De iniciativa popular, a norma foi sancionada, no dia 4 de Junho de 2010, após a coleta de mais de um milhão de assinaturas de eleitores de todo o país.

Ao contrário das eleições anteriores, este ano a campanha de esclarecimento do eleitor ficará concentrada nos 45 dias que antecedem o 1º Turno da Eleição. A decisão de concentrar a Campanha no mesmo período em que acontece a campanha dos candidatos foi da Presidente do TSE, Ministra Cármen Lúcia, baseada em pesquia realizada a pedido do Tribunal, na qual foi constatado que os eleitores tinham dificuldade em se lembrar das campanhas anteriores que eram iniciadas 60 dias antes do pleito.

A escolha do tema Voto Limpo, também, é resultado da pesquisa que apontou que, embora de iniciativa popular, a Lei da Ficha Limpa ainda é pouco conhecida pelos eleitores. "A pesquisa apontou que o eleitor quer o candidato ficha limpa, mas não sabe exatamente o que é o voto limpo. Daí a nossa escolha pelo tema da campanha", esclarece a Ministra.

Os filmetes e spots alertam os eleitores para a importância de se pesquisar o passado dos políticos e conhecer as propostas de cada um deles, reforçando os objetivos da Lei da Ficha Limpa e valorizando, assim, os candidatos bem-intencionados.

As mensagens da Campanha, ainda, incentivam a participação no pleito de eleitores de todas as idades, inclusive os entre 16 e 17 anos e os com mais de 70 anos, para os quais o voto é facultativo.

A Campanha vai ao ar, até o dia 04 de Outubro e, nas localidades onde haverá 2º Turno será retomada logo após o anúncio do resultado do 1º Turno, devendo ser encerrada no dia 26.

As peças da Campanha poderão ser acessadas, a partir desta terça-feira (21), no Portal do TSE, em Voto Limpo.

0 comentários:

Postar um comentário