quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Fim da greve da Universidade Federal do Ceará - UFC causa polêmica entre manifestantes.

Em assembléia realizada ontem (22), no Campus do Pici, professores da Universidade Federal do Ceará - UFC e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB decidiram pôr fim à greve iniciada no dia 12 de Junho deste ano. Foram 159 votos a favor, cinco votos contra e 11 abstenções, segundo o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará - ADUFC.

A maneira com a qual a assembléia foi conduzida gerou insatisfação entre alguns professores. Eles alegam que a pauta da discussão do debate seria somente sobre as contrapropostas produzidas pelo Comando Local de Greve para o Governo Federal.

Entretanto, como estas foram rejeitadas pelo plenário, parte dos docentes optaram por acrescentar na pauta a votação pelo encerramento da greve, o que alguns chegaram a considerar "um golpe", já que as pautas discutidas devem ser divulgadas com, pelo menos, 48 horas de antecedência. Alguns professores chegaram a sair da sala como forma de protesto.

A Professora de História da UFC, Adelaide Gonçalves, afirma ser contra o modo com o qual o fim da greve foi conduzido. "Eu e meus colegas não consideramos que a assembléia tenha cumprido o ritual de democracia", diz.

Ainda de acordo com a Professora, o Sindicato havia afirmado, anteriormente, que a greve só poderia terminar por meio de um plebiscito. "Fomos convocados para uma pauta e, chegando lá, fomos surpreendidos com outra. Só nos subordinamos à decisão da maioria quando ela for feita de forma legítima. Isso foi um golpe", opina.

Sobre a insatisfação dos professores, o Vice-diretor da ADUFC, Ricardo Silva Thé, comenta que em nenhum momento a Diretoria agiu de forma inconstitucional. "Nossa ação foi totalmente legal", defende.

Ainda na tarde de ontem (22), o Gabinete do Reitor da UFC recebeu o ofício da ADUFC comunicando o fim da greve. Conforme o Chefe de Gabinete da Reitoria, José Maria Andrade, com o comunicado oficial, o órgão poderá reunir o Conselho Superior e elaborar o calendário das aulas. Hoje (23), às 14h00min, os docentes que são contra o resultado da assembléia vão se reunir no pátio da Universidade com o objetivo de debater o que pode ser feito para mudar a situação.

O Ministério da Educação ofereceu reajuste de 25% a partir de Março de 2013. A reivindicação da categoria é de 40%. Além do reajuste salarial, os docentes pedem reestruturação da carreira e melhores condições de trabalho.

Já sobre os servidores federais, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará - SINTUFCE, hoje (23), às 14h30min, no pátio da Reitoria, será realizada uma assembléia para decidir pelo fim ou pela continuidade da greve da categoria.

0 comentários:

Postar um comentário