quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tejuçuoca: Programa Bolsa Bode


PROGRAMA BOLSA BODE. Em Tejuçuoca, o PROGRAMA BOLSA BODE distribui caprinos e ovinos aos jovens; que chega à 2ª Turma. Segundo o Prefeito Edilardo, 92% dos participantes da 1ª Turma do Programa, instituído em 2009, continuam na atividade. Atualmente, 20 jovens entre 18 e 25 anos, recebem a Bolsa Bode e integram à Associação dos Criadores de Tejuçuoca. Portanto, cada membro recebeu 10 Cabras e 01 Bode Reprodutor, além do benefício de R$ 100,00 mensais.

Antônio Neiberto Coelho Almeida, 22 anos, integrou a 1ª Turma do Projeto. Em 2009, ele estudava na Escola Agrotécnica de Umirim. Neiberto relata: "No fim de um ano, a gente precisa devolver uma cria para o Projeto e ajudar a turma seguinte". Para participar, segundo ele: o interessado deve ser morador da área rural; e, ter vínculo com agropecuária. "Os técnicos da Prefeitura visitam a propriedade da gente para ver se a gente está no perfil", comenta Antônio Neiberto. Ou seja, ele cria animais para o abate; mas, acrescenta que há outros meios de ganhar a partir da ovinocaprinocultura. "São animais que procriam muito rápido. Em torno de duas crias e meia por ano" diz, satisfeito. Antônio Neiberto, hoje, Técnico em Agropecuária, afirma que o projeto ajudou na melhoria de sua renda familiar. Logo: "Já saí do projeto e já penso em reestruturar minha propriedade. Se eu não tivesse participado do Bolsa Bode, eu teria muita dificuldade em iniciar uma criação dessas. E, melhor, a atuação no Prejeto, abriu portas para um emprego no Instituto Agropolos do Ceará (Organização Social de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado)", afirma.



O PROGRAMA BOLSA BODE incentiva outras ações sociais no município, por exemplo:
* BÔNUS VERDE;
* BOLSA CACTUS;
* TEJUFLORA;
* LEITE ALIMENTA;
* AGENTE EDUCAR.


De acordo com o Sr. Paulo César, Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Tejuçuoca, R$ 1,2 milhão é investido em projetos relativos ao agronegócio, por meio de financiamentos do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

0 comentários:

Postar um comentário