segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Tejubode 2011: Cabra produz 8 litros de leite!


TEJUBODE 2011. A cabra, Maria Bonita, está fazendo o maior sucesso em feiras agropecuárias realizadas no Estado do Ceará. A cabra da Raça Saanen já ganhou, neste ano, cinco concursos leiteiros. O primeiro foi na Expoinverno realizada em Fortaleza. O segundo título veio na Exposição de Santa Quitéria. A terceira vitória do animal foi na Feira de Itapajé. Em Sobral, Maria Bonita voltou a vencer o concurso.

Sua última façanha foi registrada na Feira Agropecuária de Tejuçuoca, no X TEJUBODE, onde o animal de propriedade do criador Ricardo Rios, da Capril Pai D´Égua, da cidade de Paraipaba, garantiu o título ao produzir 7,920 litros de leite.

Maria Bonita volta a defender o título na próxima exposição que será realizada em Itapipoca. "Esses concursos incentivam o surgimento de novos criadores da Raça Saanen; e, isso é bom porque o mercado ganha novos adeptos e assim, a caprinocultura de leite fortalece o mercado consumidor", relata Ricardo Rios.

A expansão da Raça no Ceará é tão grande que criadores de pequeno porte já apostam no sucesso dos negócios e começam a melhorar seus rebanhos com raças produtivas de leite.

Um dos maiores criadores de cabra leiteira no Estado, Tufir Said, já fez doação de matrizes para o PROJETO BOLSA BODE, pioneiro no Ceará, na cidade de Tejuçuoca. Durante o X TEJUBODE anunciou a doação de oito machos que serão preparados para reprodução na região. "Vamos incentivar os criadores do Ceará a participarem ativamente dessa nova era na caprinocultura cearense. Tudo que estiver ao nosso alcance, iremos fazer para que o Ceará torne-se alto sustentável nesse tipo de empreendimento agropecuário", explica Tufir Said.

O Prefeito de Tejuçuoca, Edilardo Eufrásio, mostra-se otimista com a chegada da Raça Saanen em seu Município; e, anunciou que em Janeiro de 2012 irá lançar um Programa voltado para cabras leiteiras na cidade.

0 comentários:

Postar um comentário