terça-feira, 30 de agosto de 2011

Partidos: Prazo para Filiações

Os partidos políticos intensificam suas ações visando filiações; ou seja, os pretensos candidatos municipais às Eleições 2012. Portanto, o mês de Setembro é estratégico para a definição dos pretensos candidatos ao pleito seguinte; pois a legislação exige que o candidato esteja filiado a um partido político, pelo menos, um ano antes das eleições. Logo, os partidos aceleram em busca de filiação; já os insatisfeitos procuram trocar de legenda.

Em 2012, as eleições acontecerão no dia 7 de Outubro; por isso, as filiações terão que ocorrer até o dia 6, ou seja, um ano antes. Os partidos também terão de atualizar a relação de filiados para encaminhamento à Justiça Eleitoral, até 14 de Outubro, próximo.

No Estado do Ceará, praticamente, todos os partidos políticos, em maior ou menor proporção, realizam ações no sentido de fortalecer seus quadros para a disputa eleitoral do próximo pleito.

OPINIÃO: Nesta época a concorrência entre os partidos, por novos filiados, é grande e a troca de legenda por parte de pretensos candidatos, sem mandato, também não é pequena porque cada um avalia onde tem mais chances de vencer. Algumas agremiações, para maior segurança, promovem consultas à Justiça Eleitoral, por meio de iniciativa própria ou por intermédio dos seus representantes no Congresso Nacional. Em Setembro, também, são intensificadas as consultas à Justiça Eleitoral quanto às normas para o próximo pleito.

0 comentários:

Postar um comentário