segunda-feira, 30 de junho de 2014

Campanha contra a febre aftosa bate recorde e mais de 95% do rebanho cearense é vacinado.

O Ceará bateu recorde de vacinação contra a febre aftosa. Quase 95% do rebanho cearense foi vacinado, segundo o resultado oficial da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, realizada durante todo o mês de Maio. Além dos animais, mais de 88% das propriedades rurais do Ceará estão imunizadas.

Segundo o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nélson Martins, "as metas superam o que é determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. A vacinação do rebanho é fundamental para que o Ceará mantenha o título de zona livre internacional de febre aftosa com vacinação e possa comercializar os seus produtos para todo o Brasil e para o exterior", afirmou.

O Presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Augusto Júnior, destacou "que 17 Municípios Cearenses conseguiram a marca de 100% de vacinação do rebanho e este número representa um recorde em todas as campanhas realizadas até agora. Em Novembro, haverá uma outra campanha de vacinação e os produtores devem continuar vacinando e a Agência de Desenvolvimento Agrário - ADAGRI vai continuar realizando os trabalhos de fiscalização do trânsito animal e dos eventos agropecuários", afirmou.

Nélson Martins voltou a ressaltar a parceria do Estado do Ceará com os movimentos sociais, produtores rurais, Empresa de Asistência Técnica do Ceará - EMATERCE, imprensa e Prefeituras que foi fundamental para o Ceará conquistar o status de zona livre de febre aftosa sempre se mantenha com este título.

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais biungulados, ou seja, animais que possuem dois dedos. Os mais afetados são bovinos de leite e de corte e os suínos. Para se qualificar para a inclusão na lista de zonas livres da febre aftosa, com prática da vacinação, o país deve ter prontidão no controle e registro das doenças animais e fornecer provas documentais de que as medidas regulamentares para a detecção precoce, prevenção e controle da febre aftosa foram implementadas e a vacinação de rotina é realizada.

0 comentários:

Postar um comentário