quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Município de Tejuçuoca exige ações imediatas para combater o crime na região.


Durante a Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal sobre segurança no Município de Tejuçuoca, a população local denunciou a onda de violência que se instalou na região. O encontro ocorreu no último dia 12 de Setembro.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Barbosa ao abrir os trabalhos, disse que a população tem ido além do limite de convivência com violência, "que chega por todos os lados", ressaltou o Parlamentar. "Já estouraram dois bancos, roubaram uma casa lotérica, arrombam comércios, furtam animais, motos, carros, estupram inocentes, o tráfico de drogas se espalhou pela região, postos de combustíveis são assaltados e até pessoas que agente de saúde são vítimas dos delinqüentes", disse o Presidente.

Estiveram presentes à Audiência Pública, representantes da Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, Poder Executivo, Ministério Público, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Conselho Tutelar, Professores, Estudantes, Associações Comunitárias, Polícia Militar, Igreja e um grande número de pessoas prejudicadas com a onda de criminalidade.

Entre as vítimas, estava a estudante Micaele Maria dos Santos Neves, de 25 anos de idade. Segundo seu relato, ela caminhava ao lado do Parque de Exposição, quando um homem armado de faca tomou o seu telefone celular e sua amiga e fugiu tomando rumo ignorado. "Passados alguns dias, ele foi preso, mas infelizmente colocado em liberdade, porque na cidade não existe Delegacia da Polícia Civil e, para que o assaltante ficasse preso, era preciso um procedimento judiciário", lamenta a jovem.

De acordo com o Vereador Robério Forte (PR) procedimentos policiais não são realizados e os boletins de ocorrências são encaminhados para as cidades de Itapagé, que fica a 45km de Tejuçuoca, ou para Pentecoste a 58km da sede. "Quando as ocorrências acontecem durante a noite e não há Delegado Plantonista, as ocorrências são conduzidas para outras delegacias. A região se tornou a divisa do medo, terra de ninguém, onde impera a lei do silêncio. Enquanto o Governo fica nesse empurra e empurra, anunciando que nunca se investiu tanto em segurança, a criminalidade avança", concluiu Forte.

O Prefeito da cidade, Valmar Bernardo, disse que a comunidade está colocando nas mãos da polícia, o direito de agir contra os desmandos que estão ocorrendo no município. "Queremos que intensifiquem as blitz, punam delinqüentes, isso é que nós queremos. Irei ao Governador do Estado e ao novo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, pedir medidas drásticas em relação a essa onde de impunidade que se instalou na região. Fica difícil trabalhar numa cidade que tem 18 mil habitantes, numa área de 784km2 com apenas 06 policiais."

"Quando ocorre um crime, um assalto, um roubo, precisa pedir socorro as outras cidades, porque um policial civil só vem à Tejuçuoca uma vez por semana, isso na terça-feira e nada mais. Pedirei às autoridades a instalação de uma Delegacia Municipal da Polícia Civil, aumento no contingente de policiais, blitz permanente, combate com maior rigor ao tráfico de drogas e solicitará ao Ministério Público um rodízio de policiais a cada 06 meses para que eles não fiquem muito conhecidos da população. Essa medida visa diminuir o ciclo vicioso. Quando você passa muito tempo em uma cidade, seu ciclo de amizades aumenta, e, isso prejudica o trabalho de polícia", explicou Barbosa.

O Deputado João Jaime lembrou que o orçamento do Governo do Estado para segurança pública é de 1,5 bilhão e somente 41% desse total foi aplicado. "O Governo compra helicóptero de R$30 milhões, mas não garante o mínimo de segurança", criticou o Parlamentar.

O Comandante da 4ª Companhia, do 11º Batalhão de Polícia Militar, Major Marcos Nascimento, disse que irá de imediato colocar mais 04 policiais na cidade, realizar um trabalho de saturação com o Comando Tático Rural e Força Tática de Apoio. "Vamos adotar tolerância zero. Uma grande operação será realizada na região com a presença de viaturas, grupos de policiais especializados, Detran, Ministério Público... Enfim uma força tarefa. Iremos pedir ao juiz da Comarca mandados de busca e apreensão. O crime não terá vez a partir de agora", assegurou Major Marcos.

Major Marcos lembrou que a região concentra um grande número de carros e motos clonados. "Isso vai acabar. O Município está crescendo e a segurança pública e a população precisam caminhar juntos", finalizou o Comandante.

Maiores informaçoes:
Câmara Municipal de Tejuçuoca

Rua José Andrade de Sousa. Centro.
Fone: (85)3323.1136

0 comentários:

Postar um comentário