quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Agricultor deverá deslocar-se até o Porto do Pecém em busca do milho doado.

Está prevista para esta semana reunião entre Prefeituras, Produtores Rurais e a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará - EMATERCE, para resolver o problema no atraso na entrega das 5,5 mil toneladas de milho.

De acordo com o Titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário - SDA, Nélson Martins, a ideia é encontrar uma saída para a situação. "As reuniões são para sugerir que cada Município se reúna com seus agricultores e, assim, venham buscar o milho, diretamente, no Porto do Pecém. Estamos confiando nessa parceria. Se não conseguirmos vamos buscar outra maneira para entregar os grãos", declara.

Os encontros ocorrerão em cada cidade onde a carga do produto não chegou ainda. Segundo Martins, as reuniões contam com a presença da Prefeitura e terão à frente a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará - FAEC, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará - FETRAECE, representando os criadores que não receberam os grãos, e serão coordenadas pela EMATERCE. "Queremos agilizar a entrega ao criadores. Esta é a nossa intenção", destaca o Secretário.

As 5,5 mil toneladas de milho encontram-se, ainda, no Porto de Pecém onde foram descarregadas em Junho deste ano. O Secretário do Desenvolvimento Agrário explica que é necessário ponderar primeiro alguns procedimentos que foram realizados antes da chegada dos grãos, e que demandaram tempo para completar a fase final de recebimento do milho, no Estado.

Ele ressalta, "para fazer a distribuição das 30 mil toneladas de grãos de milho, que chegarão até o final deste mês de Setembro, foi necessário montar primeiro uma estrutura no Porto do Pecém, que até então não existia. Para tanto, foram construídos três grandes armazéns, já que o Porto não tinha estrutura para receber o produto. Foi necessário, também, realizar a contratação da Transnordestina e das empresas para o transporte da carga, através de caminhões. Todas estas situações requer tempo e isto tem que ser levado em consideração também. É bom lembrar."

Maiores informações:


Secretaria do Desenvolvimento Agrário - SDA.

Av. Bezerra de Menezes, 1820. São Gerardo.
Fortaleza/CE.
Fone: (85)3101.8002

0 comentários:

Postar um comentário