Todos os 184 Prefeitos dos Municípios do Estado foram convidados para participar deste que será o primeiro encontro de grandes proporções visando capacitar os Gestores Municipais. Alguns deles estarão entre os debatedores como é o caso dos Prefeitos de Fortaleza, Tauá e Sobral, respectivamente, Roberto Cláudio, Patrícia Aguiar e Clodoveu Arruda.
O Governador Cid Gomes vai abrir o Seminário; que, também, contará com palestras do Secretário da Fazenda, Mauro Benevides Filho; Secretário de Planejamento do Estado, Eduardo Diogo; Secretário das Cidades, Camilo Santana; Presidente do Sistema FECOMÉRCIO, Luiz Gastão Bittencourt; Superintendente do Banco do Nordeste, João Robério Pereira Messias; Procurador da República, Alessander Sales; Controlador do Tribunal de Contas do Município - TCM, Luíz Mário Vieira; Professora do Instituto para Desenvolvimento de Consórcios - IDC, Regina Rêgo e o Representante da Controladoria Geral do Estado, João Melo.
Entre os temas a serem abordados no encontro inédito no Estado, o destaque é para assuntos diversificados que se destacam por serem, extremamente, importantes no contexto da Administração Pública atual como, por exemplo, os dos painéis: Financiamento e captação de recursos; Como cuidar da Imagem do Gestor Público e a sua comunicação; Transição, início de mandato, formação de equipes e gestão por resultados e Gestão financeira, legislação e aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF.
Na opinião de Cid Gomes, a oportunidade será ideal para promover ações conjuntas entre as Prefeituras Municipais. "É preciso ter um consórcio na teoria e na prática, com os Municípios organizados. A tônica da minha palestra, provavelmente, será nesse sentido: Orientar a organização dos Municípios em consórcio. O Ceará é pioneiro no Brasil na formação de consórcio de saúde, por exemplo", destaca.
Ele ressalta, ainda, que "é fundamental, também, que as Prefeituras tenham mecanismos para saber a opinião da população, ouvindo a imprensa e as pesquisas de opinião. Queremos quebrar o polo da Capital e incentivar a criação de polos regionais, como hoje temos no Cariri, em Sobral e Pecém", conclui.
0 comentários:
Postar um comentário