quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Municípios Cearenses cobram criação de plano de médio e longo prazo contra a seca.

Diante da probabilidade de 40% de chuvas abaixo da média no Ceará nos primeiros meses de 2014, o Governo do Estado está realizando levantamento da situação de cada Município. Os dados e planos devem ser apresentados ao Governador Cid Gomes e discutidos por ele com o Governo Federal.
Apesar do trabalho-conjunto para delinear a situação cearense, as ações não devem mudar, mas ser ampliadas. Carros-pipa, poços e adutoras de montagem rápida devem continuar a ser as estratégias principais. "Como já estamos com 02 anos de seca, essas ações já estão em andamento. Nós, evidentemente, vamos nos preparar para a necessidade de ampliar essas ações. Não tem faltado recurso", afirmou o Secretário do Desenvolvimento Agrário - SDA, Nélson Martins, durante reunião do Comitê Integrado de Combate à Estiagem.
Representantes dos Municípios de Canindé, Caridade, Cascavel, Crateús, Hidrolândia, Ipaporanga, Jaguaretama, Massapê e Morrinhos estiveram presentes na reunião para expor as dificuldades vivenciadas em cada local. O discurso coletivo era de ansiedade pela situação crítica de todos os Municípios e o prognóstico nada animador para 2014, assim como pela necessidade da construção de um plano a médio e longo prazos.
Essa demanda por planos para além do agora foi reiterada pelo Presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME, Eduardo Sávio. Segundo ele, "é preciso já começar a refletir o que fazer caso o período chuvoso de 2015 não seja favorável. A expectativa é de que até o dia 10 de Fevereiro a previsão seja atualizada."
Segundo o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nélson Martins, "a construção de cisternas e de adutoras, a perfuração de milhares de poços e os Projetos de Abastecimento D'água são ações estruturantes que estão sendo realizadas. Estamos com 160 mil cisternas construídas e vamos construir mais 92 mil. Para 2015, a expectativa é de um cenário bem diferente. Não tanto pelo prognóstico de chuva, mas pela estrutura que o Estado contará. A água da transposição do Rio São Francisco tem previsão para chegar aqui em Janeiro de 2015. E o Cinturão das Águas já vai pegar toda a região do Cariri e distribuir até o Iguatu, até o Centro-Sul", explicou Nélson Martins.

0 comentários:

Postar um comentário