quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cid Gomes e Zezinho Albuquerque são investigados, pelo MPE, por abuso de poder.

O Governador do Estado, Cid Gomes (PROS) e o Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (PROS) são investigados pelo Ministério Público Eleitoral - MPE, no Ceará, por supostos abusos de poder político. As acusações envolvem atos do Governador no Município de Itapipoca e o lançamento da Campanha Ceará sem Drogas da AL. Os procedimentos administrativos foram instaurados nesta quarta-feira (22).

O MPE investiga a existência de abuso de poder político por parte de Cid Gomes em benefício de Zezinho Albuquerque ou do partido político PROS, quando o Governador anunciou que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE concederia bônus de R$200,00 na conta mensal dos moradores de Itapipoca, por causa da falta de água gerada por problemas técnicos na adutora construída na cidade.

A concessão do benefício para toda a população, como anunciou Cid, deve ser apurada, segundo o MPE, pois apenas uma parcela da cidade sofreu com a falta de água. "Essa distribuição graciosa pode gerar benefício político indevido, podendo vir a interferir no pleito eleitoral vindouro", afirma o Promotor Igor Pinheiro.

Levantamento inicial da investigação destaca que, durante o episódio de falta d'água em Itapipoca, inclusive nos momentos em que Cid Esteve no canteiro de obras, o Presidente da AL (Zezinho Albuquerque)– apontado como um dos cinco pré-candidatos ao Governo – também esteve presente.

A Procuradoria Regional Eleitoral - PRE, também, ressalta excessiva exposição de Zezinho Albuquerque em atos políticos no Interior do Estado e em programas de caráter social. Outro procedimento instaurado pelo MPE trata de provável abuso de poder político por parte do Presidente da AL quando anunciou que fará o lançamento da Campanha Ceará sem Drogas, percorrendo todo o Estado, realizando palestras e discutindo com a sociedade.

Para a PRE, embora a campanha seja promovida pela AL a partir do momento em que o Deputado é apontado como pré-candidato, ele poderá usar o Programa para tirar vantagem eleitoral.

Através da Assessoria de Imprensa, "a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará informou que, ainda, não foi notificada oficialmente sobre a ação do Ministério Público Eleitoral. Após ser notificada, a AL analisará as acusações para prestar os devidos esclarecimentos," afirma a Assessoria. Da mesma forma, a Assessoria do Governador Cid Gomes ressalta: "O Governador, ainda, não foi notificado oficialmente."

As investigações estão sob responsabilidade do Procurador Regional Eleitoral, Rômulo Conrado, e do Coordenador do Grupo Auxiliar à Procuradoria Eleitoral - GAPEL, Promotor Igor Pinheiro.

0 comentários:

Postar um comentário