quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

FUNCEME divulgou previsão climática.

A previsão climática para os meses de Fevereiro, Março e Abril de 2014 foi divulgada, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME, ontem (21), às 18h00min. O prognóstico apresentado mostra uma tendência de chuvas para 03 dos 04 meses que formam o período chuvoso no Ceará, sendo, dessa forma, de fundamental importância para nortear ações do Governo do Estado que são impactadas pelo regime de precipitações.

A divulgação do prognóstico encerrou o XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, evento que começou na segunda-feira (20), reunindo Meteorologistas dos Estados do Nordeste, além de especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI e de Institutos dos Estados Unidos - IRI e Reino Unido - UK Met Office. Nas reuniões, foram avaliadas as condições termodinâmicas dos Oceanos Pacífico e Atlântico, condições da atmosfera e apresentadas previsões de modelos atmosféricos globais.

A FUNCEME busca diminuir as subjetividades que possam influenciar no resultado da previsão, reforçando a importância das análises técnicas e dos modelos atmosféricos nas avaliações. "Desde o ano passado, temos no Ceará um modelo global que simula a atmosfera do planeta todo. Também acessamos às informações de vários outros modelos de instituições parceiras do Brasil e de outros países. Nossa meta é fazer uma previsão objetiva com esses dados, evitando a interferência de fatores externos como a crença de que ano terminado em 4 é chuvoso ou as subjetividades dos próprios Meteorologistas", afirma Eduardo Sávio Martins, Presidente da FUNCEME.

Depois do Workshop, a FUNCEME permanecerá monitorando e avaliando as condições dos oceanos e da atmosfera. "O prognóstico não é definitivo e faremos nova reunião, no fim de Fevereiro, para emitirmos uma previsão atualizada, que mostrará a tendência das precipitações até Maio, último mês da quadra chuvosa. Se percebermos que os sinais desse outro período estão diferentes, a nova previsão será divulgada contemplando essas mudanças", adianta o Presidente.

0 comentários:

Postar um comentário