terça-feira, 11 de junho de 2013

Ensino básico terá avaliação anual.

As crianças que terminam o ciclo de alfabetização - do 1º ao 3º ano do ensino básico - em escolas públicas farão a Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA. A avaliação foi criada por uma Portaria, publicada ontem (10), no Diário Oficial da União - DOU.

A ANA servirá para medir o conhecimento das crianças e ajudará no cumprimento do Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC que estabelece que todas as crianças, até os 08 anos de idade, sejam alfabetizadas em português e matemática. A avaliação estava prevista na Portaria que instituiu o PNAIC.

De acordo com o Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, Luiz Cláudio Costa, a avaliação deve ser aplicada pela primeira vez neste ano, quando começa a ser implementado o PNAIC.

A avaliação de 2013 servirá como ponto de partida para que se possa medir a evolução do aprendizado das crianças nessa etapa do ensino. A Portaria afirma que a ANA deverá produzir informações sistemáticas sobre as unidades escolares, de forma que cada uma dessas unidades receba o resultado global.

Será uma avaliação censitária, de larga escala e servirá para a produção de índices sobre a alfabetização e letramento dos estudantes. A ANA será aplicada anualmente. Fará parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, que era composto apenas pela Avaliação Nacional da Educação Básica - ANEB (feita por amostragem nas redes de ensino) e pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - ANRESC, que recebe o nome de Prova Brasil - mais extensa e detalhada. Ambas são aplicadas de dois em dois anos de forma intercalada no 5º e 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio. Com a ANA, o SAEB passa a ser composto por três modalidades de avaliação.

Os principais objetivos da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA são avaliar a equidade e a eficiência do ciclo de alfabetização das escolas públicas e produzir informações sobre esses estabelecimentos, com os resultados em sistemática global.

Nos primeiros anos letivos, a avaliação teve um grande passo neste ano por meio da Provinha Brasil, que diagnóstica o nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A partir das informações obtidas pela avaliação, os Gestores e Professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os 08 anos de idade, saibam ler e escrever. A Provinha Brasil é distribuída pelo MEC para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal.

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