sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

A FUNCEME prevê chuvas abaixo da média, para 2015, em todo o Estado do Ceará.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME divulgou a previsão climática para o acumulado de chuvas nos meses de Dezembro/2014, Janeiro/2015 e Fevereiro/2015, com maior probabilidade de precipitações abaixo da média no total do trimestre (42%). O percentual de que se atinja a média é de 33%. Acima dela é de apenas 25%.
Conforme vem enfatizando nos últimos meses, somente na segunda quinzena de Janeiro/2015 é que a previsão será definida. Entretanto, os técnicos afirmam que a influência do fenômeno El Niño (aquecimento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial) é um fator que pode influenciar, negativamente, as chuvas nos próximos 03 meses e adiantam que o fenômeno deve permanecer atuando no 1º semestre de 2015.
A meteorologista, Dayse Moraes, ressalta que "regiões como o Sertão Central, o Litoral e Jaguaribe ficarão dentro da média. Isso não chega a ser significativo, principalmente pelo fato de estarmos vivendo o 3º ano de seca. Para que houvesse uma recuperação em termos de recarga dos açudes, por exemplo, seria necessário chover bem acima do que está sendo previsto."
O que faz com que a previsão fique abaixo da média é o prognóstico em relação às regiões da Ibiapaba, Litoral Norte, Cariri e Sul do sertão Central. Em todas elas, a previsão é de precipitações abaixo da média.
Em relação às chuvas que têm caído ultimamente, são 'chuvas de brisas', que não podem ser consideradas significativas pois são insuficientes para abastecer os reservatórios, principalmente na condição atual.
A previsão divulgada faz referência a um período em que atuam sistemas atmosféricos chamados transientes, como Cavados de Altos Níveis e Vórtices Ciclônicos. "Estes sistemas, característicos da pré-estação chuvosa são de baixa previsibilidade a longo prazo. Por isso, é importante para os usuários acompanharem a previsão diária do tempo da FUNCEME. Mesmo com o El Niño sendo um fator que influência na redução da quantidade de chuvas no Ceará, para elaborar o prognóstico oficial, que será emitido em Janeiro/2015, é muito importante avaliar, também, as condições do Oceano Atlântico. As temperaturas do Atlântico influenciam, diretamente, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical - ZCIT, sistema que começa a atuar no Ceará, normalmente, na 2ª quinzena de Fevereiro e que é o principal indutor de chuvas durante a quadra chuvosa," explica Meire Sakamoto, chefe do núcleo de Meteorologia da FUNCEME.

0 comentários:

Postar um comentário