sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Chuvas dão esperança ao Cearense.

Começou a pré-estação chuvosa no Ceará e de forma intensa. Na madrugada de ontem (19), a Fundação Cearense de Meteorologia e de Recursos Hídricos - FUNCEME registrou chuva em 43 Municípios. As precipitações ficaram concentradas nas regiões do Cariri e Sul Jaguaribana, no sudeste do Estado. O maior registro foi no Município de Barro (167mm), seguido de Abaiara (122mm) e Milagres (120mm).

De acordo com a FUNCEME, a previsão para as próximas 48 horas é de ocorrência de chuvas localizadas em todo o Ceará, com maior probabilidade para as regiões Centro-Sul e Sul. "As mais recentes precipitações foram ocasionadas por influência de uma área de instabilidade, de convergência de umidade, formada no Sul do País e que chegou ao Norte da Bahia e Sul do Piauí. São formações típicas da pré-estação que está começando no Ceará," explicou o Meteorologista da FUNCEME, Raul Fritz.

Os dados meteorológicos demonstram que as precipitações não chegaram a Fortaleza porque a área de instabilidade estava associada a um sistema de cavado de altos níveis, semelhante a um vórtice ciclônico. "Há uma tendência de mudança de posição e isso pode favorecer precipitações na Capital", observou Fritz.

No fim de semana passado, já ocorreram precipitações isoladas na região do Cariri; mas, as chuvas registradas, na madrugada desta quinta-feira (19), foram bem mais intensas e chegaram a mais de 40 Municípios. Acima de 100 milímetros houve ocorrência em 08 cidades, além de Barro, Abaiara e Milagres, a FUNCEME anotou chuvas em Cedro (111mm); Brejo Santo (108mm), Umari (108mm), Mauriti (101mm) e Jati (100mm).

As chuvas de pré-estação têm a característica de serem isoladas, diferentemente das ocorrências da quadra invernosa no período de Fevereiro a Maio, no Sertão Cearense, que são favorecidas pela Zona de Convergência Intertropical - ZCIT, sendo generalizadas. Ontem (19), por exemplo, a FUNCEME registrou na sede urbana de Barro chuva de 89mm, enquanto que na localidade rural de Cuncas foram 167mm.

Na tarde de ontem (19), Técnicos da FUNCEME, e também do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, estiveram reunidos, por meio de videoconferência, para a troca de informações meteorológicas, análises de dados coletados por bóias oceânicas, postos de observação, navios, satélites e ainda avaliações de modelos com temperatura superficial das águas do Oceano Atlântico. Com base nessas informações, o CPTEC/INPE divulga prognóstico de chuva e previsão do tempo para o Brasil, incluindo o Nordeste. "São dados preliminares, importantes, mas, por ter uma abrangência mais geral, devem ser analisados com cuidado", explica o Meteorologista Fritz.

Além das chuvas no Sul do Ceará, houve precipitações isoladas em Municípios dos Inhamuns e do Sertão Central: Aiuaba (14mm), Arneiroz (03mm), Saboeiro (02mm), Campos Sales (23mm), Monsenhor Tabosa (08mm) e Quixadá (06mm).

0 comentários:

Postar um comentário