quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Município de Tejuçuoca beneficiado pelo PBSM através das ações do Instituto Agropolos.


O Presidente do Instituto Agropolos do Ceará, Leonildo Peixoto, realizou nesta quarta-feira (04), o lançamento do Plano Brasil Sem Miséria nos Municípios de Miraíma, Irauçuba e Itapagé, todos contemplados com o Plano.

No período da manhã, Leonildo Peixoto, esteve em Miraíma onde 200 famílias estão sendo atendidas pelos Técnicos do Instituto Agropolos. Já na parte da tarde, nos Municípios de Irauçuba e Itapagé, ambos contemplados com 200 e 300 famílias, respectivamente.

O Instituto Agropolos é uma das entidades escolhidas no Ceará para executar o Plano Brasil Sem Miséria - PBSM do Governo Federal, que irá beneficiar 13 mil famílias no Estado, através da Assistência Técnica e Extensão Rural.

Leonildo Peixoto, disse que a instituição atua no Ceará em três territórios que abrangem 48 Municípios, sendo 18 na região dos Sertões dos Inhamuns/Crateús, beneficiando 4.200 famílias, 18 Municípios nos Vales do Curu e Aracatiaçu, atendendo a 5.200 famílias, e 12 no Sertão Central, onde estão sendo atendidas 3.600 famílias.

O foco são famílias que vivem em extrema pobreza, com o objetivo de levá-las à inclusão produtiva rural e, com isso, garantir a segurança alimentar de cada uma delas. "Cada família será trabalhada com um Projeto Produtivo que lhes permita o incremento da renda através da comercialização do excedente que produzirem", explica o presidente do Agropolos.

Além dos Agricultores, público beneficiado com as ações de assistência técnica e extensão rural, participaram das solenidades de lançamento os Gestores Municipais dos poderes executivos e legislativos e representantes da sociedade civil organizada.

O Plano é desenvolvido em várias ações, como transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva.

Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, o Governo Federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro. O trabalho é feito pela União em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil.

O PBSM é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$70,00 por pessoa. Estão nesta situação 16,2 milhões de brasileiros, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Dos 48 Municípios atendidos pelo Plano Brasil Sem Miséria, 18 são da região Vales do Curu e Aracatiaçu, onde 5.200 famílias estão sendo beneficiadas.

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS
- Amontada (600 famílias).
- Apuiarés (200 famílias).
- General Sampaio (100 famílias).
- Irauçuba (200 famílias).
- Itapagé (300 famílias).
- Itapipoca (1.000 famílias).
- Itarema (400 famílias).
- Miraíma (200 famílias).
- Paracuru (100 famílias).
- Paraipaba (200 famílias).
- Pentecoste (300 famílias).
- São Gonçalo do Amarante (200 famílias).
- São Luís do Curu (100 famílias).
- TEJUÇUOCA (200 famílias).
- Trairi (700 famílias).
- Tururu (200 famílias).
- Umirim (100 famílias).
- Uruburetama (100 famílias).

0 comentários:

Postar um comentário