sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Lista negra do comércio eletrônico tem 325 sites fraudulentos. Lista completa, confira!


A relação dos sites de e-commerce não recomendados não pára de crescer; e, já soma 325. Todos os endereços incluídos na lista negra não responderam às notificações sobre queixas registradas pelos consumidores e, portanto, devem ser evitados.

A falta de entrega do produto é a irregularidade mais comun entre os sites fraudulentos. A lista é composta por fornecedores que não foram localizados -- inclusive pelo rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil.

Lista completa AQUI.

DICAS

01. Procure, no site, a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail).

02. Prefira fornecedores recomendados por amigos e/ou familiares.

03. Desconfie de ofertas vantajosas demais.

04. Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o o boleto bancário e/ou depósito em conta.

05. Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.

06. Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).

07. Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador.

08. Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar, adequadamente, protegidos.

0 comentários:

Postar um comentário