quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Carros nacionais devem ter, obrigatoriamente, airbags e freios ABS, a partir de 2014.


O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, ontem (17), que o Governo vai manter o cronograma que prevê a obrigatoriedade de fabricação de 100% dos veículos nacionais, a partir de 2014, com airbag e freios ABS como itens obrigatórios.

O Ministro esteve reunido com montadoras e sindicatos para discutir também outras questões, como o problema de exportações para a Argentina, perspectivas para 2014, recomposição das alíquotas de IPI e preocupação com emprego nesse segmento da indústria, principalmente na parte de autopeças.

Primeiro, o Ministro afirmou que deve ser adiada a introdução dos itens de segurança. Em seguida, confirmou que o calendário para implantação dos itens de segurança não muda. "Não vamos modificar o calendário do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, 100% dos automóveis terão de ter ABS e airbag. As empresas vão se comprometer a absorver os trabalhadores que podem ser demitidos por conta da mudança. Vão promover absorção de trabalhadores dentro da própria fábrica ou mesmo outras fábricas se comprometeram a ajudar, minimizando o problema maior, que fica nas autopeças", disse o Ministro.

Preocupado com uma redução na demanda por carros, o Governo estava considerando adiar as normas de segurança, que obrigam as montadoras locais a colocar airbags e sistemas de freios ABS em todos os veículos novos a partir de 2014. "Grande parte do impacto (nos preços) já aconteceu este ano, o seu efeito será marginal em 2014. Vamos reduzir o Imposto de Importação - II a 2% (atualmente, entre 14% e 18%) em peças e equipamentos relacionados", garantiu Mantega.

0 comentários:

Postar um comentário