sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Combustíveis: Aumento de 5%.

Em reunião marcada para hoje (29), a Petrobras deve conceder reajuste em torno de 5% para os combustíveis. O índice teria sido aprovado pela Presidenta Dilma Rousseff, mas a implantação do reajuste automático, aprovado pelo Conselho da empresa, teria ficado para 2014.
O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, teria convencido a Presidenta da Petrobras, Graça Foster, a esperar por definição na economia americana para a implantação do reajuste automático. Com o fim da injeção de dólares, pelo Governo, na economia dos Estados Unidos, a moeda subiria no mundo todo, com impacto na inflação brasileira, fortemente afetada pelo preço dos combustíveis.
Cálculos do Centro Brasileiro de Infra Estrutura, apontam que o preço da gasolina apresenta defasagem de 15% em relação aos preços internacionais. O diesel teria defasagem de 20%. Os 5% de reajuste, portanto, seriam insuficientes para estancar o caixa da Petrobras, que importa combustível a preços mais altos e vende mais barato no mercado nacional. Além de fechar as contas, a empresa precisa de recursos para os investimentos previstos, incluindo a Premium do Ceará.

0 comentários:

Postar um comentário