quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Estado do Ceará deve ter poucas chuvas.

A pré-estação chuvosa, compreendida entre Novembro e Janeiro, deve ter poucas chuvas no Ceará. A ocorrência de precipitações tem 40% de probabilidade de ficar abaixo da normal climatológica para cada cidade. As chances são de 35% para que as chuvas permaneçam dentro da média e de 25% para que ultrapassem a média. A previsão em consenso foi elaborada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Instituto Nacional de Meteorologia - INMET e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME. A normal climatológica apresenta valores médios com base em dados coletados em períodos consecutivos de 30 anos.
Ao Sul do Ceará, as cidades da região do Cariri costumam ter as primeiras chuvas no mês de Dezembro, segundo Raul Fritz, Meteorologista da FUNCEME. No entanto, as precipitações podem tardar.
O volume de chuvas de Janeiro deve ser superior ao de Dezembro, de acordo Ednaldo Correia, meteorologista do INMEP, de Recife/PE. E, Dezembro deve ser melhor que Novembro. Segundo boletim do CPTEC, a pré-estação chuvosa do Nordeste pode ser comprometida devido a anomalias de temperatura na superfície do mar Atlântico Tropical. É com base nestas temperaturas que a previsão da quadra chuvosa pode ser feita em Janeiro, como explica Fritz. Até lá, o Estado deve contar com chuvas rápidas e localizadas.

0 comentários:

Postar um comentário