Recursos da ordem de R$68,9 milhões serão empregados em diversos Projetos. Um dos principais será a compra de 150 motocicletas de alta potência para o Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas, o BP/Raio, que vai praticamente triplicar seu atual efetivo. A unidade de elite da PM, responsável pelo maior número de prisões de bandidos e apreensão de armas de fogo, vai passar de 30 para 80 patrulhas até o próximo ano. "Todos os bairros da Capital, com prioridade para aqueles com maiores índices de crimes, vão ser policiados pelas patrulhas do Raio", afirmou o Secretário Francisco Bezerra.
Outro foco do novo pacote da Segurança Pública será a realização de concurso público, imediato, para 500 novos profissionais no setor, sendo 200 para o posto de Tenente da Polícia Militar e mais 300 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar, sendo que destas, 30 para Oficiais (Tenentes) e 270 para novos Soldados.
Já para a Polícia Civil, o Governador autorizou a convocação de mais 637 Inspetores, que foram aprovados em concursos e que, atualmente, estão concluindo o Curso de Formação Profissional na Academia Estadual da Segurança - AESP. Desse total, 133 serão contratados, imediatamente, após o encerramento do curso. Outros 504 ficarão no cadastro de reserva para serem convocados posteriormente.
O Governador autorizou, ainda, ao Secretário Francisco Bezerra a aquisição e instalação de mais 100 câmeras para o Sistema de Videomonitoramento da SSPDS em Fortaleza (hoje, são 86 em funcionamento na cidade).
Cerca de R$17 milhões serão empregados na compra e distribuição de fardamento para todo o contingente da Polícia Militar em todo o Estado. Também serão adquiridas 61 novas viaturas para a PM e outras 53 para a Polícia Civil. Todos os novos veículos para a Polícia Militar serão destinados ao patrulhamento de Fortaleza, sendo distribuídas para os batalhões e companhias instalados na Capital.
Conforme Bezerra, o Governador decidiu, também, autorizar a liberação de recursos para a estruturação e aquisição de equipamentos para o complexo da Polícia Civil que está sendo construído na Rua Costa Barros, na Aldeota (onde funcionou a Delegacia de Roubos e Furos) onde irão funcionar as sedes da Divisão de Proteção ao Turista - DEPROTUR e o 2º DP. Outra parte do dinheiro vai ser destinado à unidade mista de segurança da PM e do Corpo de Bombeiros a ser instalado no Complexo Portuário do Pecém, no Município de São Gonçalo do Amarante/CE.
O Secretário da Segurança Pública revelou, ainda, que, também serão liberados os recursos financeiros para mais duas obras no setor. Uma delas, é a nova sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança - CIOPS, que, hoje, funciona em um prédio anexo do Palácio da Abolição, no Meireles, e vai ser erguida junto à SSPDS. A nova CIOPS contará, em 2014, com equipamentos de comunicação e de videomonitoramento considerados de última geração no setor.
A segunda obra que receberá recursos, em breve, será a construção da unidade da Perícia Forense do Estado do Ceará - PEFOCE na Região dos Inhamuns, que ficará sediada na cidade de Tauá/CE.
Investimentos anunciados, ontem, pela SSPDS:
0 comentários:
Postar um comentário