quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

JORNAL MUNICIPAL: Informativo Mensal de Tejuçuoca - Ano 2

"AGORA TEREMOS OUTRA VIDA", COMEMORA AGRICULTOR

Os tempos difíceis em busca de água, principalmente, na época da seca, são lembranças que os moradores das comunidades de Laura Muquém, Chaparral e Vertentes, em Tejuçuoca, querem deixar no passado.

Desde o segundo sementre de 2011, a água tratada chega às residências de 460 famílias, que vivem nessas comunidades, pela torneira de casa, e não mais pelas latas trazidas nas costas ou em lombo de animais.

"Nunca tivemos água encanada aqui. Ano passado, por exemplo, não tivemos um bom inverno. Rapidinho a cisterna secou e a gente teve que pegar água aqui perto. Uma água ruim, salobra, que mal servia para lavar a roupa, imagine para beber!", conta o Agricultor Antônio Lopes de Sousa, de 67 anos. "Agora teremos outra vida. Com essa água tratada, podendo bebê-la sem medo de ficar doente", completa o Agricultor, que vice no Assentamento Laura Muquém, desde que nasceu.

Com um investimento de R$1,4 milhão, a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA implantou um Sistema de Abastecimento de Água com adutoras, reservatórios, tratamento e ligações domiciliares. A contrapartida do Município de Tejuçuoca foi de R$46 mil.

A baixa qualidade de água consumida pela população dessas comunidades era uma preocupação da Agente de Saúde, Rocinete Soares, que mora no Assentamento Vertentes. Segundo ela, antes da construção da Rede de Distribuição de Água Tratada, as crianças da comunidade sofriam muito com doenças de veiculação hídrica, como, a diarréia.

"Usávamos a água de poços sem nenhum tratamento. A gente chegava à casa das pessoas e via os reservatórios com água suja, amarelada, totalmente imprópria para o consumo, e isso causava muitas doenças, principalmente, nas crianças", relata.

0 comentários:

Postar um comentário