quinta-feira, 30 de abril de 2015
Energia: Cearense que recebeu 02 boletos, no mesmo mês, não deve efetuar o pagamento.
quinta-feira, abril 30, 2015
No comments
Até
a próxima quarta-feira (06/05), a Companhia Energética do Ceará - COELCE deverá se
manifestar sobre proposta de ajuste de conduta sugerida pelo Departamento
Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor - PROCON/FORTALEZA.
Até lá, o órgão sugere que a população confira se a cobrança da fatura está
correta e, em caso negativo, aguarde a próxima reunião entre as partes, antes
de realizar o pagamento. Caso não ocorra acordo, a Companhia pode ser multada
em até R$9,6 bilhões.
O
PROCON cobrou esclarecimentos em relação às modificações introduzidas pela
empresa na leitura das contas de energia elétrica em Fortaleza, em reunião
ocorrida ontem (29), na sede do órgão, no Centro da Capital. Mais de 78
mil consumidores tiveram cobrança de fatura de energia dobrada no mês de Abril.
Segundo o órgão, não foi observado o Código de Defesa do Consumidor - CDC, que
assegura direito à informação. A comunicação da COELCE, em nota de rodapé nas
contas de energia, foi considerada insuficiente.
À
empresa, o órgão sugeriu que o valor a ser pago seja parcelado nas 10 contas
seguintes. Quem efetuou o pagamento da segunda fatura, receberia o valor em
bônus na próxima conta e o parcelamento ocorreria a partir do boleto seguinte.
A proposta foi levada pela empresa para análise e uma nova reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (06/05), no PROCON.
Conforme
a Diretora Geral do órgão, Cláudia Santos, "a empresa deverá se manifestar para
minimizar os prejuízos causados aos fortalezenses que tiveram cobrança
duplicada. Esperamos que a COELCE use o bom senso e aceite a proposta do
PROCON, que representa todos os consumidores de Fortaleza, ou apresente uma
contraproposta, que vamos avaliar," disse.
Caso
não ocorra um acordo, a Diretora Geral do PROCON afirmou que a COELCE poderá
ser apenada ao pagamento de multa bilionária. "Caso
eles não aceitem o que propusemos, ou não apresentem uma contraproposta, será
instaurado processo administrativo e será aplicada a multa, que varia de R$640,00 a R$9,6 bilhões, por infringir o CDC. A ideia da audiência, para além de
prestar os esclarecimentos, é ajustar a conduta no sentido de que faça uma
compensação, uma forma de minimizar esse problema causado por falha em relação
à informação devida ao consumidor," afirmou.
O
Ouvidor da COELCE, José Caminha Araripe, relatou por sua vez que "a empresa já
oferece possibilidades para os clientes efetuarem o pagamento sem prejuízos. Aqueles que desejarem, podem parcelar as contas sem juros e podem
retardar o pagamento. Para quem teve alteração da data, pode pagar na data
anterior que tinha, sem multa ou juros. O parcelamento está sendo feito em 02 vezes, mas casos específicos podem ser avaliados e vão se resolver todos eles. As modificações foram feitas em prol de melhorias para os clientes da
operadora. As alterações trazem benefícios aos consumidores. Com o
crescimento da cidade, se fazia necessário o remanejamento das rotas. Era
preciso alterar para que a Companhia possa prestar um serviço de qualidade.
Tudo foi feito para melhorar, pois o serviço de ligação, a manutenção do
sistema elétrico, tudo depende de rotas de trabalho que têm de ser seguidas
pela Companhia. Quando há um agrupamento muito grande de clientes, tem de haver
uma distribuição melhor. A alteração da data é um momento pontual e todo
cliente tem a opção de fazer a escolha da data de vencimento da fatura, desde
que assim deseje," explicou.
O
Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor - DECON, do Ministério
Público do Estado do Ceará - MP/CE, instaurou na última quarta-feira (22), procedimento administrativo para apurar possíveis irregularidades cometidas
pela COELCE.
0 comentários:
Postar um comentário