sexta-feira, 30 de agosto de 2013
COELCE ressarcirá consumidores que tiveram aparelhos danificados devido o apagão.
sexta-feira, agosto 30, 2013
No comments
Com o blecaute que ocorreu no Nordeste, na última quarta-feira (28), os consumidores prejudicados deverão ser ressarcidos pelas empresas distribuidoras. No caso dos que tiveram aparelhos queimados, é preciso informar o problema em até 90 dias para a Companhia Energética do Ceará - COELCE. Além disso, os clientes poderão ser compensados com descontos na conta do mês seguinte caso o período sem energia tenha superado o limite estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.
Neste ano, a COELCE já ressarciu em R$1,2 milhão os clientes por ultrapassar os limites dos indicadores de Duração de Interrupção por Unidade Consumidora - DIC e de Freqüência de Interrupção por Unidade Consumidora - FIC; que marcam quanto tempo e o número de vezes que um cliente ficou sem energia elétrica durante um período. Apesar do valor, a Companhia figura entre as distribuidoras com melhor desempenho no ranking elaborado pela ANEEL, realizado com base nos indicadores que avaliam a freqüência de interrupções -, ficando com os primeiro e segundo lugares nos anos de 2011 e 2012, respectivamente.
No ano passado, a COELCE ressarciu um valor total de R$2,1 milhões aos consumidores, enquanto que em 2011 havia sido de R$3,2 milhões.
O Analista de Regulação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará - ARCE, Dickson Araújo, explica que tanto DIC quanto FIC são indicadores individuais relativos às interrupções em uma casa, por exemplo. "De fato, com base nos indicadores definidos pela ANEEL, a Companhia vem na média ou abaixo dele. Em certas situações, ocorre dela transgredir por ser quase inevitável, pela quantidade de clientes", diz.
Para o ressarcimento de aparelhos queimados, o cliente pode procurar a COELCE nas lojas de atendimento ou pelo telefone 0800.285.0196. A Companhia atende apenas o titular da unidade consumidora. É preciso ter a data e o horário da ocorrência, relatar o problema apresentado e descrever as características do equipamento.
0 comentários:
Postar um comentário